Inovação

WhatsApp deve ganhar novidade para liberar espaço no celular

Publicado em

28/08/2020 16h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Usuários do Whatsapp devem ganhar um novo recurso no aplicativo que torna muito mais fácil o ato de limpar o espaço tomado pelo aplicativo no celular. Com a novidade, o usuário terá mais opções para limpar fotos, vídeos e outros arquivos recebidos de contatos —as mídias, muitas vezes, acabam lotando a memória do smartphone.

 

Já vista em alguns testes, a novidade voltou a aparecer com novos recursos na versão beta mais recente do WhatsApp, segundo o site WaBetaInfo. A atualização promete redesenhar totalmente a área de uso de armazenamento do aplicativo. A novidade estaria em fase de testes, mas ainda sem data para ser implementada.

 

Inicialmente, os testes apontavam que a ferramenta contaria com filtros para você distinguir os arquivos baixados no WhatsApp como por tamanho, por itens encaminhados e por aí vai. No entanto, como mostra a imagem abaixo, o novo recurso vai além.

 

 

A primeira coisa que dá para notar é a barra que mostra o uso de armazenamento do app —e o quanto as mídias recebidas e enviadas tomam desse armazenamento. É um elemento visual bem parecido ao que iPhones e celulares Android já contam nas configurações. Além disso, o próprio aplicativo passará a dar sugestões de limpeza para eliminar arquivos desnecessários e, assim, ganhar mais espaço no celular. É uma solução semelhante ao que o iOS, por exemplo, faz. Um dos itens indicados é “arquivos encaminhados”.

 

Outro mostra diretamente os maiores arquivos baixados no WhatsApp e que o usuário pode optar por limpar. Mais abaixo, o usuário já poderá ver os chats em ordem dos que ocupam maisespaço no aplicativo, como já ocorre atualmente. Tudo isso deve mudar radicalmente a interface para usuários eliminarem arquivos do celular —e, ainda, tornar o processo menos complicado. O WABetaInfo afirma que o WhatsApp ainda está testando melhorias nas funcionalidades e que, provavelmente, outras ferramentas serão introduzidas antes do lançamento para testadores beta.