Mercado

Unimed é a operadora de saúde mais lembrada de acordo com pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind

Publicado em

23/09/2020 12h07

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Estar na mente e no coração das pessoas é o desejo de toda marca. Essa conquista é resultado de um esforço conjunto que envolve, principalmente, um bom serviço prestado e uma comunicação que atinja de forma eficaz o público da marca. Com o objetivo de balizar as estratégias de comunicação das empresas, a Fundação Demócrito Rocha e o Grupo O Povo de Comunicação realizaram mais uma edição da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (21/09).

 

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 1º e 6 de junho de 2020, a Unimed é a marca mais lembrada por 43,2% dos entrevistados na categoria operadora de saúde. Em relação ao público com maior nível de instrução, a Unimed alcança índices ainda mais altos, tendo sido citada por 56,8% das pessoas ouvidas. Já quando observando a classe AB, o percentual sobe ainda mais, sendo a marca lembrada por 59,7% dos entrevistados. Na última edição da pesquisa, realizada em 2016, a Unimed figurou na segunda colocação, com um índice de 32% de recall.

 

O Hospital Unimed também foi lembrado pelos entrevistados. Segundo o levantamento, o Hospital Unimed foi citado por 13,6% dos entrevistados, na categoria “Hospital”, garantindo que a marca saltasse da segunda colocação, conquistada na edição anterior da pesquisa, para a primeira, tornando-se a marca que mais vem à cabeça dos fortalezenses. Quando consideradas apenas as pessoas que estudaram até o ensino superior, o índice de lembrança sobe para 26,2%, e, isolados aqueles que pertencem à classe AB, o recall foi de 27,8%.

 

“Esses resultados nos deixam imensamente felizes e confiantes que estamos no caminho certo e que a população está percebendo o nosso esforço para a promoção de uma atenção integral à saúde e para a satisfação dos nossos clientes, colaboradores e cooperados. Também acredito que é fruto da percepção de valor por parte da sociedade pelo que a Unimed Fortaleza conseguiu entregar no momento mais desafiador da pandemia de Covid-19. E, claro, isso se deve às nossas estratégias de comunicação integradas e transparentes e ao esforço do nosso setor de marketing que é muito ativo e está sempre encontrando formas diferenciadas de trazer o nosso público mais para perto, seja como campanhas publicitárias, seja com a idealização e participação em eventos ligados à saúde, sustentabilidade e gestão, áreas muito importantes para o nosso negócio. Além disso, acredito que é também fruto dos investimentos que temos feito nos últimos anos na modernização do nosso atendimento e das nossas estruturas e, principalmente, à evolução no cuidado com as pessoas, através de uma cultura organizacional muito forte em cima de algo que chamamos de “cortesia com resultado”, afirma o presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Elias Leite.

 

Diretoria Unimed Fortaleza

 

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind ouviu 505 residentes em Fortaleza, de 16 anos de idade ou mais, entre os dias 1º e 6 de junho de 2020 e, por causa da pandemia, as entrevistadas foram realizadas por telefone. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para o público geral. A distribuição por sexo dos entrevistados, para o total da amostra, é composta por 44% de homens e 56% de mulheres, sendo a maioria (50%) de adultos na faixa de 41 anos de idade ou mais. Em relação à escolaridade, 34% estudaram até o ensino fundamental, 41% completaram o ensino médio e 25% têm nível superior. Oito em cada dez (81%) declararam ter renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, 8% entre cinco e dez salários mínimos e 6% renda superior a dez salários mínimos. No total, 30% dos entrevistados pertencem à classe AB, 39% à classe C e 31% à classe DE. A amostra para o levantamento da classe AB foi de 203 entrevistados, e a margem de erro é de sete pontos percentuais.

 

Sobre a Unimed Fortaleza

Fundada em janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed, maior experiência cooperativista na área da saúde do Brasil. Atualmente, é a oitava maior singular em número de clientes em relação às outras Unimeds e a maior cooperativa médica do Norte/Nordeste, com mais de 340 mil clientes, além de cerca de 4.700 colaboradores e quase 4.200 médicos cooperados. Com atuação em Fortaleza e na Capital e Região Metropolitana, a cooperativa concentra seu trabalho no esforço de preservar a saúde e o bem-estar das pessoas, sempre ampliando sua estrutura e investindo em tecnologia e na capacitação de seus cooperados e colaboradores visando o cuidado de seus clientes. A rede própria da Unimed Fortaleza conta com o Hospital Unimed, maior hospital do Ceará em número de leitos e o maior do sistema Unimed no Brasil, e ainda com um Centro Pediátrico, 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, além de uma área de Medicina Preventiva.

 

Sobre o Hospital Unimed

O Hospital Unimed é o maior hospital do Ceará em número de leitos e o maior do sistema Unimed no Brasil. São 336 leitos no total (UTI e unidades abertas – apartamentos e enfermarias) voltados para atendimentos adulto e pediátrico, além de centros cirúrgicos, centro de infusão de medicamentos, centro obstétrico, centro de imagem e laboratório, posto de coleta de leite humano, agência transfusional, SADT Cárdio (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) e farmácia oncológica (quimioterápica). Pelas suas boas práticas em segurança do paciente, o Hospital possui, desde 2012, certificação internacional. Inicialmente pela Acreditação Internacional Canadense e, desde 2016, é certificado com o nível máximo (categoria diamante) de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), seguindo no grupo de elite de hospitais avaliados no Brasil e no mundo.

 

*Texto Divulgação