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Uma marca confiável deve refletir o DNA da empresa

Publicado em

21/09/2021 08h00

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O século XXI é a era da reputação. Nunca as informações circularam tão rapidamente por todo o planeta, de forma tão democrática. Ao longo da história moderna, os consumidores eram vistos como alguém que recebia produtos e mensagens. Eles agora têm voz ativa e constroem suas próprias mensagens. O resultado dessa grande transformação que começou nos anos 90, com o surgimento da Internet, e que se acelerou exponencialmente com o surgimento das mídias sociais, é a crescente preocupação das empresas com a reputação, o que passa pela construção e o posicionamento de suas marcas corporativa e comerciais para gerar o ativo intangível mais importante no mundo dos negócios: a confiança.

 

Nós, da M. Dias Branco, não apenas acompanhamos esse movimento, como levamos a preocupação com a reputação da companhia para o dia a dia dos 17 mil colaboradores. Recentemente anunciamos o novo posicionamento da marca corporativa, ou seja, daquela que reflete um propósito que deve permear também as marcas comerciais. E este posicionamento é: Sonhar, realizar, crescer.

 

Por trás dessas três palavras houve um processo intenso de construção de posicionamento no qual trabalhamos cerca de três anos, apoiados por uma empresa de branding. A primeira etapa do processo foi ouvir. E ouvimos todos os stakeholders: colaboradores, consumidores, fornecedores, acionistas e comunidades, para que pudessem nos contar o que pensavam e sentiam quando tinham contato com a M. Dias Branco. Entender como os stakeholders nos enxergam foi essencial para definir como gostaríamos de ser vistos e compreendidos.

 

Na busca do novo posicionamento da marca M. Dias Branco focamos no propósito que tornou esta empresa a maior indústria de massas e biscoitos do país, reconhecida não apenas pela qualidade dos produtos que coloca no mercado, mas pelo respeito à sociedade, ao meio ambiente e a todos que nos cercam. Tivemos o cuidado de criar um posicionamento que contasse uma história verdadeira e indicasse aonde queremos chegar. Porque os posicionamentos devem, em primeiro lugar, ser verdadeiros e de fato refletir o que a empresa é. Sonhar, realizar e crescer realmente conta a nossa história e está no DNA da empresa.

 

A M. Dias Branco nasceu do sonho do fundador, Ivens Dias Branco. Seu pai, o imigrante português Manuel Dias Branco, havia montado uma padaria em Fortaleza, a Padaria Imperial, reconhecida pela qualidade de seus produtos. Em 1951 a padaria inaugurou instalações maiores e passou a se chamar Padaria Fortaleza. Em 1953, com apenas 19 anos, Ivens entrou no negócio e teve a ideia de começar a produzir biscoitos e, pouco

tempo mais tarde, massas alimentícias. No início, era apenas um produto, um biscoito do tipo Maria chamado Pepita, que o fundador realmente considerou como uma pepita de ouro. Daí nasceu a marca Fortaleza, líder em vários estados da região Nordeste.

 

Ivens era um empreendedor nato. Mas a homenagem que a M. Dias Branco faz ao empreendedorismo em seu novo posicionamento, destacando a importância de realizar, não é apenas a ele, mas aos milhares de empreendedores brasileiros que usam os produtos e o suporte técnico da companhia para tocar seus negócios. Entre eles estão padeiros, pizzaiolos, doceiras e boleiros que preparam suas receitas com as farinhas e margarinas da companhia. Estão também grandes e pequenos varejos de alimentação que ampliam suas oportunidades de vendas com as massas, biscoitos, torradas, bolinhos e snacks produzidos em nossas 14 unidades industriais. Para a companhia, eles não são apenas clientes, mas parceiros.

 

Crescer, o terceiro pilar do posicionamento da M. Dias Branco, fez parte da nossa história desde sempre e reflete o futuro que queremos para a empresa, em um momento em que ela amplia a exportação para mais de 40 países. Temos crescido organicamente, lançando novos produtos que agradem cada vez mais aos consumidores, mas também por meio de aquisições de marcas criadas por empreendedores que sonham e realizam. A primeira grande aquisição foi feita em 2003, a Adria Alimentos, que trouxe com ela as marcas Isabela, Zabet e Basilar, expandindo a companhia no Sul e Sudeste. O ano de 2008 foi marcado pela aquisição da Bomgosto Alimentos, de Pernambuco, dona das marcas Vitarella e Treloso. Em 2011 chegou ao portfólio a centenária marca Pilar e, também, Pelágio, detentora de Estrela. Finalmente, em 2018, foi adquirida a Piraquê, um antigo sonho do fundador.

 

Ao fazer essas aquisições, “seu” Ivens, como carinhosamente era chamado, soube honrar o sonho e o empreendedorismo daqueles que criaram todas essas empresas e marcas vencedoras. E esse foi um legado que ele passou para seus filhos, hoje à frente do negócio, e os colaboradores. Na antiga fábrica da Pelágio, havia uma placa em homenagem ao fundador, Sr. Pelágio Brandão. Em uma visita, “seu” Ivens notou que a placa havia sido retirada. Mandou recolocá-la, pois a história do Sr. Pelágio deveria ser lembrada e reverenciada por todos.

 

Sonhar, realizar, crescer realmente traduz a essência da M. Dias Branco e transmite a história da companhia e seus valores. É a partir deste propósito que será decidido o futuro da empresa, que tem uma missão bastante clara: oferecer alimentos de qualidade, inovadores, saudáveis, nutritivos, saborosos e com preços competitivos, proporcionando o bem-estar e a felicidade das pessoas. 

 

Com o novo posicionamento, queremos manter acesa a nossa capacidade de sonhar, de realizar esses sonhos e de crescer continuamente de forma sustentável. 

 

 

Tiago Timbó

Gerente corporativo de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.

Publicitário por formação e especialista em Assessoria de Comunicação.