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Um ano para antecipar a inovação

Publicado em

08/01/2021 16h00

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Opinião

 

Quando pensamos em inovação, a gente lembra logo de tecnologia e soluções muito distantes do que se praticava até então. De fato, inovar pode ser tudo isso, mas principalmente o fazer diferente, e muitas vezes isto consiste em, apenas, mudar uma peça do planejamento do lugar, fazendo algo totalmente impensável antes. E foi isso que aconteceu com o marketing de muitas empresas neste ano tão atípico e desafiador.

 

Para nós que atuamos no ramo de supermercados, foi preciso uma sensibilidade e atenção apurados, para perceber que algumas mudanças de comportamento estavam acontecendo, muito além do uso de álcool gel. As pessoas tiveram que se voltar para dentro de suas casas, e isso implicou no uso mais frequente daquele eletrodoméstico outrora esquecido em alguns lares – o fogão.

 

Enquanto a logística trabalhava para atender a uma nova demanda, por mais insumos gourmet, por exemplo, a comunicação com nosso cliente também se adaptou. Realizamos uma série de lives ao longo do ano oferecendo o conteúdo que as pessoas precisavam para aquele momento: com receitas práticas, saudáveis e saborosas, de forma a transformar o lar, onde todos estavam passando mais tempo por obrigação, no melhor lugar para se estar.

 

Os nossos eventos do ano, que reúnem milhares de pessoas – Festival Costume Gourmet e Festival Costume Saudável – também migraram para o online, um desafio enorme, mas que nos ensinou lições valiosas para o futuro, sendo a principal delas a de que é sempre possível se reiventar.

 

Já preparávamos, com muito carinho, nosso canal de e-commerce, para atender uma demanda real de compras pela internet, mas esta inovação acabou chegando mais cedo, pois milhares de pessoas que nunca tinham feito um pedido em supermercado pela internet agora enxergava nesta solução a melhor de todas.

 

2020 foi um ano para antecipar inovações, sejam elas analógicas ou tecnológicas. Apesar dos desafios que temos enfrentado ao longo dos últimos meses, estamos buscando aproveitar as oportunidades para aprender e crescer, como pessoas, como profissionais, e como empresa.

 

 

Ana Luiza Ramalho

Gerente de Marketing do Mercadinhos São Luiz. Formada em Psicologia (Unifor), pós graduação em gestão de negócios (Fundação Dom Cabral).