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Última VAN-PRO 2022 aponta que 85% das agências tiveram aumento ou manutenção do faturamento no primeiro semestre

Publicado em

01/12/2022 10h00

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Sondagem realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro ainda indicou que 68% das agências têm boas ou muito boas perspectivas para o futuro das empresas  (em comparação com 64% da última sondagem)

Realizada pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em conjunto com os Sindicatos das Agências de Propaganda (Sinapro) – Sistema Sinapro/Fenapro -, a última edição da pesquisa VanPro 2022 teve os dados divulgados nesta semana. De acordo com o estudo, que ouviu 291 agências de 19 estados e do Distrito Federal entre setembro e outubro de 2022, a maioria das empresas tem expectativas positivas para os negócios e para o setor de Publicidade. Além disso, 85% das organizações entrevistadas indicaram aumento ou manutenção de faturamento no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021.

 

Do total das agências analisadas, 18% cresceram mais de 30%; 25% , entre 10% e 30%; e 8% foi acima de 50%; enquanto outras 8% registraram crescimento inferior a 10%. Além disso, 34% das organizações apontaram estabilidade de receita e 14% indicaram perdas, sendo que 9,5% delas registraram déficits inferiores a 30% e 4,5%. Com isso, o número de organizações que manifestou perspectiva de melhora como boa ou muito boa foi de 68%, quatro pontos percentuais a mais que na última sondagem VanPro.

O índice daquelas que apontaram previsão estável diminuiu de 27% para 24%, e as que sinalizaram as perspectivas como ruins ou de interrupção de atividades reduziram de 7% para 4%. Outras 4% não conseguiram prever a perspectiva, em comparação a 1% anteriormente. Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, entende que a nova pesquisa mostra um avanço do mercado. “As expectativas das agências para o futuro parecem ter atingido uma estabilidade, com aproximadamente dois terços delas apontando um cenário otimista”, afirma.

Confira sondagem completa aqui.

Perfil dos participantes

O perfil dominante dos participantes é similiar ao das sondagens anteriores. A maioria ddos respondentes foi de agência full-service (96%), com equipe de até 20 pessoas (62%). A maioria das empresas tem mais de 20 anos de existência (39%) ou entre 11 e 20 anos (35%). Dessas, 95% são associadas ao Sinapro de seu estado e 74% ao CENP.

O perfil de receita anual das empresas é mais diverso que os outros fatores. A maior frequência é de até R$ 1 milhão, e representando pouco mais de 42% das agências. Aproximadamente 26% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões, pouco mais de 11% entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões e aproximadamente 12% têm receita de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões.As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões também representam pouco mais de 8% dos respondentes.

Atualmente, 58% da amostra das agências que participaram da sondagem encontram-se em regime de trabalho híbrido (similar a edição da VanPro anterior, que foi de 57%), 25% em formato presencial (contra 26% da sondagem passada) e 17% em trabalho remoto (mesmo número da sondagem anterior).

 

Variação de Receita e Perspectivas

Na sondagem atual, metade (51%) das empresas aumentaram sua receita no primeiro semestre de 2022 em comparação com o primeiro semestre de 2021. Do total das agências, 18% cresceram mais de 30% (sendo que 8% cresceram mais de 50%), 25% cresceram entre 10% e 30% e 8% delas cresceram menos de 10%.

Um terço das empresas (34%) apontou estabilidade do faturamento e 14% das empresas apontaram perda de faturamento na comparação entre os primeiros trimestres de 2022 e 2021, sendo 9,5% com perdas inferiores a 30% e 4,5% das empresas com perdas superiores a 30%.

A percepção dos entrevistados sobre o futuro foi melhor, mas próxima com relação à sondagem mais recente. A quantidade de empresas que apontou as perspectivas para o futuro de sua empresa como boas ou muito boas ficou em 68% (em comparação com 64% da última sondagem). Os que apontam como ruim ou interromper as atividades diminuíram de 7% para 4% (não houve nenhuma resposta “muito ruim”) e os que não conseguem prever subiram de 1% para 4%. Os que apontaram previsão estável caíram de 27% para 24%.

Análise

As expectativas das agências para o futuro dos seus negócios parecem ter atingindo uma estabilidade no que se refere às pespectivas de futuro, com aproximadamente dois terços delas com uma percepção otimista, mantendo-se em níveis similares já há três sondagens.

Com relação ao faturamento, 85% das empresas o mantiveram ou aumentaram com relação ao mesmo período do ano anterior (contra 75% da sondagem passada), o que efetivamente mostra um avanço do mercado.