Inovação

UFSC realiza pesquisa para traçar perfil do jornalista brasileiro em 2021

Publicado em

20/08/2021 16h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou no início da semana um questionário para compreender os profissionais do jornalismo brasileiro, buscando a partir desse estudo, quem são, como trabalham e como se organizam os profissionais do setor no país. 

 

Intitulada de “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho”, a pesquisa tem por objetivo traçar o perfil social, demográfico, político e as condições de trabalho e de saúde dos jornalistas que trabalham na mídia (em empresas privadas e públicas ou de forma independente), fora da mídia ou no ensino do jornalismo.

 

Segundo a UFSC, serão atualizados dados de gênero, cor e raça, escolaridade, salário, função e outros estratos sociodemográficos, além de indicadores políticos, como auto identificação ideológica e taxa de sindicalização, e também formação superior e registro profissional. Os impactos da pandemia na saúde física e mental dos profissionais, além das condições de trabalho e saúde também serão averiguados.

 

O público-alvo são jornalistas profissionais que trabalham em três segmentos: mídia, fora da mídia e docência, em todas as regiões do país, lembrando que as respostas são coletadas anonimamente. 

 

Para responder o questionário, basta acessar surveymonkey.com/r/perfiljornalista