Artigos

Tome um café com o Marketing e o Jurídico, o casal do momento

Publicado em

26/04/2022 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Comece pegando o seu café, eu já estou com o meu. Se você for do meio jurídico, pegue um
duplo ou um cappuccino, pois você vai precisar ficar muito atento para as verdades que eu vou
trazer sobre o casal do momento: O marketing e o Jurídico, ou simplesmente, Marketing
Jurídico.

 

Mas que novidade é essa, hein Senhora? Novidade alguma! Esta autora, pioneira no Marketing
Jurídico no Ceará, afirma: um não vive mais sem o outro (amo casais complementares).

 

Essa paixão veio do fato de que o Marketing Jurídico oferta para os profissionais do Direito uma
série de técnicas e estratégias customizadas para o posicionamento profissional, para a
construção e manutenção da marca pessoal, para a percepção sobre o trabalho, para uma
reputação única dos advogados e advogadas, seja na atuação pública ou privada, na
universidade ou começando a carreira.

 

Mas espere, não pense que você vai poder sair agora fazendo tudo o que der na telha, porque
o Marketing Jurídico é regido por provimento do código de ética da profissional, e além do mais,
nem tudo o que pode ser feito deve ser feito, o mundo não precisa ser igual.

 

É importante que você saiba que o MKT JUR veio para trazer oportunidades para todos,
ofertando um mundo de oportunidades. É estratégia de posicionamento que fará com que o
profissional (ou o escritório) tenha uma marca única, o que automaticamente apoiará a gestão
de negócios. Eu sei, não aprendemos isso na faculdade, mas o mundo do conhecimento vai além
desses muros, e você pode voar muito mais alto.

 

Antes que o seu café esfrie, eu digo: o marketing jurídico une as regras ao mercado através da
organização de carreira, gestão, networking, eventos, pesquisa e desenvolvimento. Estamos
falando sobre planejamento estratégico, gerenciamento de custos, qualidade de serviços,
inovação, experiência do cliente, diferenciação. Se você achar que é só mídias sociais, está
redondamente enganado, é um jogo de percepções nos mais diversos espaços e canais. Nós
estamos falando sobre reconhecimento, reputação, sobre a sua imagem ou a do seu escritório,
sobre o seu relacionamento com o mercado, as medições e estatísticas, e sobre a
profissionalização do boca a boca.

 

Lembre-se: estamos falando sobre uma profissão que tem tradição, mas que a cada dia mais
tem a obrigação de identificar e satisfazer necessidades gerando valor e relevância. É business,
meus amigos.

 

Escolha em qual lado você deseja estar, como quer ser lembrado, e convide o Marketing Jurídico
para um café quentinho, afinal, quem não é visto não é lembrado.

 

Agora, termine o seu café, e pense sobre Marketing.

 

Mara França

É Administradora e profissional do Marketing, especialista em Gestão Empresarial e em Gerenciamento de projetos. Pioneira no Marketing Jurídico no Ceará, é ranqueada entre os 15 Profissionais de Marketing mais engajados e influentes no LinkedIn. Tem mais de 15 anos atuando no desenvolvimento de estratégias de comunicação empresarial, relações institucionais, branding, endomarketing, gestão, estratégias para marcas pessoais, organização de eventos corporativos, pesquisa e marketing de serviços. É gestora do Marketing e Comunicação de R. Amaral Advogados e professora da Escola de Direito da Pós Unifor.

Confira também: