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TikTok se transforma em uma plataforma de campanha estratégica para pré-candidatos à presidência

Publicado em

28/07/2022 15h00

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Candidatos estão produzindo conteúdos na rede social para atrair o eleitorado jovem

 

Anunciado pela própria plataforma, o TikTok conquistou no ano passado a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, esse número corresponde a cerca de 14% da população mundial. No Brasil esse número ainda é mais impressionante. Segundo um levantamento realizado pela Statista, o Brasil é o segundo país que mais usa a plataforma, em que cerca de 4,72 milhões de brasileiros acessam a rede social.

 

Vendo isso, os candidatos à presidência enxergaram a potencialidade de produzir conteúdos para a plataforma. Dentre os candidatos confirmados para a disputa, Ciro Gomes, Luiz Inácio Lula da Silva, André Janones e Jair Bolsonaro são usuários ativos no TikTok. 

 

A utilização da rede social, ainda permite aos candidatos uma comunicação com o público mais jovem, uma vez que, segundo a Comscore, 29,5% dos usuários do TikTok possuem entre 20 e 29 anos. A coordenadora do MBA Comunicação Estratégica Digital no Centro Universitário 7 de Setembro, Moema Braga, acredita que o humor aproxima ainda mais esse público.

 

“Talvez o objetivo do uso das redes sociais, principalmente o TikTok, seja se comunicar com os jovens. Por isso o uso do humor, porque eles entendem que o humor pode atingir o público mais jovem. Então além da plataforma, muda-se estrategicamente o tom de voz e o conteúdo para gerar mais engajamento e alcance”, destaca.

 

Apostando em publicações que vão desde indicações de livros até vídeos de exercícios físicos, Lula compartilha na sua conta no TikTok publicações que contemplam campanhas políticas e trends da plataforma.

 

@lulaoficial Bom dia, bom #treino, com muita #disposição. 96 dias! ? @ricardostuckert #vamosjuntospelobrasil #lula ♬ som original – luladasilvaoficial

 

Jair Bolsonaro também aposta no humor. O atual presidente, publica vídeos dos seus discursos, mas não perde a oportunidade de entreter os seus seguidores.

 

@bolsonaromessiasjair #jairbolsonaro #sosia #naosoueu #imitador #garagem ♬ Cowboy Urbano – marcio callfer

 

Ciro Gomes segue no mesmo sentido, apesar de também apostar na publicação de trechos de discursos e entrevistas, o candidato não perde a oportunidade de brincar com a política. André Janones prioriza a publicação em que fala sobre temas como desigualdade social e suas propostas para o país. Em meio a esse tipo de conteúdo, André não deixou de inserir umas ‘pitadas’ de humor no seu conteúdo.

 

@cirogomesoficial É PROJETO QUE VOCÊ QUER? Vamo nessa!#Brasil #CiroGomes #proposta #fyp #prefirociro #ciro #foryoupage #forabolsonaro #lula #politica #bolsonaro #foryou #esquerda #direita #vaiprofy #ptnuncamais #todoscomciro #nemlulanembolsonaro #projeto #tanahoradevoceolharprociro ♬ Proposta – CARTE

 

@andrejanones Hahaha a brincadeira agora foi com a nossa coragem pra fazer, falta só o Brasil conhecer! Vamos pra cima deles!!! #fy #drstrange ♬ som original – Fecho cis ?

 

Moema Braga acredita que a publicação na plataforma é uma experimentação. Para isso, os candidatos estão testando qual conteúdo agrada o seu público e tem a capacidade de conquistar novos seguidores.

 

“Como a tecnologia é muito fluida e mutante, essas narrativas mudam o tempo todo e os produtores de conteúdo de forma geral acabam trabalhando sem fórmulas, de um jeito mais experimental. Acho que na propaganda política é isso que está acontecendo, eles estão experimentando, tentando encontrar um tom para as redes, buscando ingressar nesses canais com milhões de pessoas para fazer parte de algumas bolhas e ao mesmo tempo ampliar suas atuações para tentar impactar o maior número de pessoas em um curto espaço de tempo”, conta. 

 

Dessa forma, para que a comunicação seja estratégica é necessário que haja um planejamento. Moema acrescenta que a plataforma não serve para a conquista de votos.

 

“Não acho que a conquista de votos seja pela plataforma, mas a disseminação de ideias, o posicionamento do candidato como marca, enfim. No entanto, a rede social trabalha para bolhas e não massifica entrega. Então caso o conteúdo não seja muito bem elaborado, provavelmente eles vão se comunicar com pessoas que já irão votar neles e não com eleitores indecisos”, revela.

 

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