Inovação

TikTok quer ajudar os usuários a encontrar emprego com currículos em vídeo

Publicado em

13/05/2021 16h04

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O princípio da novidade é permitir que os jovens adultos que tanto passam pelo TikTok aproveitem a plataforma para encontrar propostas de emprego.

 

Uma das tendências dos utilizadores do TikTok é apresentar o seu dia a dia, como fazem o seu trabalho e curiosidades sobre uma grande variedade de temáticas. Agora a empresa quer ser também uma plataforma para ajudar os utilizadores a encontrar emprego.

 

Uma reportagem do site Axios mostra que a rede social testa um recurso que abre caminho para companhias recrutarem a partir dos seus perfis, enquanto usuários poderiam elaborar currículos resumidos no popular formato de vídeo na vertical.

 

A novidade não seria uma plataforma complexa ou para candidaturas robustas como o LinkedIn, tampouco pretende roubar a identidade da rede social concorrente como um hall para o mercado de trabalho. Em testes limitados, companhias no TikTok poderiam anexar uma página web (acessível pelo app) ao próprio perfil, em que listariam ofertas de emprego — a maioria delas em cargos baixos — para atrair usuários da plataforma.

 

A empresa está atualmente a testar o serviço com um grupo beta de empresas. Várias grandes marcas foram questionadas sobre a participação, incluindo ligas desportivas. Contudo, esta plataforma não é um produto atualmente integrado no TikTok, é sim uma página da web separada, acessível por através da app TikTok, onde as marcas podem publicar anúncios de empregos, principalmente listagens de nível básico.

 

Depois de anunciadas as ofertas, os utilizadores podem publicar um currículo em vídeo do TikTok no site, em vez de um currículo tradicional. A ideia é que os utilizadores forneçam um argumento de venda, uma espécie de “casting” ou um resumo da experiência de trabalho em vídeo que se destaque.

 

Em paralelo, o teste permitirá que usuários publiquem pequenas apresentações sobre si em seus perfis, a fim de popularizar a ferramenta na comunidade. Contudo, ainda não está claro se o conteúdo estará disponível no perfil ou apenas para os possíveis empregadores.

 

A rede social procura aproximação com empresas e utilizadores

Após esta primeira aproximação, o TikTok pedirá aos candidatos que publiquem os seus vídeos de currículos nos seus perfis do TikTok, se desejarem, para ajudar a divulgar o novo serviço.

O aspeto geral desta ação poderá levantar algumas dúvidas quanto ao aproveitamento do talento dos utilizadores. Os responsáveis querem apostar numa ferramenta que consiga captar a atenção da chamada Geração Z, pessoas que são conhecidas por serem nativas digitais.

Segundo informações do The Washington Post, o TikTok conhece os seus utilizadores e observa atentamente o potencial da sua plataforma. Em 2021, os responsáveis pela plataforma notaram um crescimento incrível do uso da hashtag #careeradvice (conselhos profissionais). As publicações com esta hashtag alcançaram mais de 80 milhões de visualizações diárias em meados de fevereiro.

 

 

Fontes: PplwaleAxiosWashington Post

Crédito imagem Freepick