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Tik Tok: como essa plataforma conquistou o público jovem e está na mira das empresas

Publicado em

13/07/2020 16h05

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TikTok tem mais de 1,5 bilhões de usuários.

 

 

 

Com músicas, áudios divertidos e efeitos criativos, o Tik Tok chegou e conquistou de vez os brasileiros, principalmente nesta quarentena. Criado em 2016, na China, o app hoje é a quarta rede social mais popular do mundo, com 1,5 bilhões de usuários ativos mensais. Outra característica que consolidou o Tik Tok é a possibilidade de produzir conteúdos compartilháveis, por isso é tão comum ver suas produções feitas pelos usuários em outras redes sociais como Instagram, Facebook e Whatsapp. O sucesso do app tem sido tanto, que o Instagram, recentemente, lançou o recurso “cenas”, mas que ainda não caiu no gosto dos usuários.

Agora o que realmente tem chamado a atenção para as empresas é que, embora o Tik Tok tenha um público diversificado, uma pesquisa da Infobase, constatou que 41% dos usuários da rede é a chamada geração Z, jovens de 16 a 24 anos. Pelo menos 72% segue e confia nos influenciadores, ou seja, no que é recomendado por eles.  Por isso grande marcas já estão voltando o olhar para a rede e para esse público. O jornal americano The Washington Post foi uma das primeiras marcas a entrar no TikTok. Apesar de ser um jornal super tradicional, o perfil na rede usa a informalidade e o humor para mostrar os bastidores da redação e se relacionar com um público mais jovem.

No Brasil, uma das empresas pioneiras no TikTok foi o Guaraná. O perfil da marca utilizou influenciadores para produzir conteúdo usando humor e descontração. A iniciativa resultou no lançamento uma série de 27 latas temáticas com mensagens especiais sobre coisas que só os brasileiros sabem fazer. As latas trazem um TikTok code – espécie de QR code que, ao ser escaneado, redireciona para o perfil de Guaraná no TikTok.

Pode apostar que não vai demorar muito para as marcas virarem grande Tiktokers.