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Networking é mais importante que o conteúdo para atrair executivos a eventos corporativos

Publicado em

24/01/2023 09h30

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É o que aponta o resultado de um monitoramento realizado pela Fine Marketing, uma boutique em Comunicação Dirigida, focada em ações de relacionamento

 

Há 18 anos no mercado, a Fine Marketing desenvolveu um sistema único para impactar os diversos escalões das empresas, principalmente, no convite e confirmação da presença em eventos.Em 2018 iniciaram um estudo que investigava como os executivos de alto escalão se comportavam ao receberem um convite e que parâmetros adotavam para a confirmação da presença.

 

“Os resultados nos mostraram caminhos diferentes do que imaginávamos. As conclusões guiam o trabalho da Fine até hoje, juntos ao planejamento e operação nas campanhas de nossos clientes”, conta Fernando Adas, que, além de fundador, é Diretor de Planejamento e Atendimento da empresa.

 

Mais de um convite por dia

A primeira informação que o estudo da Fine investigou ao conversar com executivos de empresas de diversos portes e áreas de atuação, é que cada um desses executivos recebe em média 25 convites por mês, o que representa mais de um convite por dia útil.

Quando questionados sobre os motivos para irem a um evento, 50% afirmaram interesse em networking, 32% estão apenas em busca de uma quebra de rotina e apenas 12% pensam no conteúdo e atualização do seu conhecimento.

Adas destaca: “o terceiro lugar ocupado pela busca de conteúdo e conhecimento nos preocupou por dois motivos. Historicamente, eventos surgiram para trazer novidades à plateia e, por consequência, a grande maioria das empresas ainda foca seus apelos em nomes, temas e palestras conteudistas”.

 

Como pensam os organizadores de eventos.

Ainda de acordo com as entrevistas, dessa vez com as empresas organizadoras, o monitoramento identificou que 68% dos eventos usam a figura dos palestrantes como maior atrativo.

“Notamos, assim, um problema de alinhamento claro entre as empresas e o que consideram atrativo em seus eventos, e do outro lado os convidados e o que mais os atrai”, diz o Diretor da Fine Marketing e idealizador do estudo. Temos um ruído entre a oferta e a demanda.

 

Como potencializar as adesões ao seu evento

Tendo como base os resultados, a Fine Marketing encontrou uma estratégia em três partes que potencializam as confirmações e presença em um encontro corporativo.

“Os eventos pós pandemia precisarão se sintonizar com este novo contexto”, destaca.

Para Adas, o conteúdo perde o protagonismo nesse novo cenário devido à evolução da tecnologia na comunicação.

“Em um processo de resgate da mobilidade e da socialização, buscamos eventos mais lúdicos e interativos que realmente façam a diferença em um encontro ao vivo”.

 

O Diretor da Fine Marketing listou algumas estratégias para um RSVP de sucesso em qualquer evento.

  1. Cabeça.

Aqui, o foco é conteudista e objetiva levar informação à plateia.Vimos que, tradicionalmente, foi a modalidade adotado pela maioria das empresas e foi, aos poucos, perdendo eficácia.

 

  1. Coração.

Busca-se agregar emoção ao evento, mediante animadores, um local atraente ou até um coffee break diferenciado. É uma modalidade em alta e que exibe desdobramentos de possibilidades.

 

  1. Bolso

As motivações de adesão são concretas e objetivas e creio que todos já participaram de eventos com sorteio de notebooks ou viagens de fim de semana, apelos que não se integram diretamente ao tema do evento, mas colaboram a adesões.

“Nosso estudo, mostrou a força do “coração” junto aos convidados para que estes confirmem a presença. Os eventos “on line” ainda exibem relevância, mas já perdem espaço para o retorno dos presencias. 65% dos entrevistados declararam preferência a sair de suas casas e resgatar o aperto de mão em um pavilhão de exposições”, conclui.