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Startup cearense Hublocal que coloca empresas em mapas online já vale R$ 5 milhões

Redação

A HubLocal captou um aporte de R$ 600 mil. O serviço de inclusão de empresas em listas e mapas digitais tem 600 assinantes

 

Ter telefone e endereço aparecendo nos buscadores assim que o cliente digita o nome da sua empresa pode ser um grande diferencial – especialmente em tempos de compras online cada vez mais representativas. A HubLocal aposta nessa necessidade e já tem 600 pontos de venda que contratam seu serviço de inclusão em listas e mapas digitais.

 

O negócio captou um aporte de R$ 600 mil com a Anjos do Brasil. Com uma avaliação de R$ 5 milhões, a HubLocal espera aprimorar sua máquina de vendas e chegar a 1.000 assinantes até o final de 2021.

 

Ideia de negócio: listas e mapas digitais

A HubLocal foi criada pelos empreendedores Felipe Caezar e Rodrigo Coifman. Caezar é empreendedor digital há mais de dez anos e se especializou em motores de busca. Já Coifman é analista de sistemas e também tem experiência com otimização de sites para ranqueamento nas pesquisas. “Tínhamos uma consultoria e clientes perguntavam por que não eram encontrados em mapas do Facebook, do Google ou do WhatsApp. De tanto explicarmos como fazer, vimos um nicho de mercado”, diz Caezar. Os dois empreendedores viajaram para o Vale do Silício e visitaram empresas do ramo, como Moz Local e Yext.

 

Em fevereiro de 2019, a consultoria se transformou na Hublocal. A startup faz uma análise de presença de cada empresa em canais digitais e as inclui em listas e mapas. Depois, entrega relatórios em tempo real de quanto tráfego e vendas se originaram de cada canal. Ligações e rotas de carro efetivamente realizadas entram na inteligência de dados gerada por mapas e filtradas pela HubLocal. As informações podem basear decisões de negócio, como onde abrir uma nova loja.

 

A startup cobra uma assinatura por cada ponto de venda cadastrado. Hoje, 600 PDVs assinam o serviço. O público atendido vai desde negócios com uma unidade até uma rede de mais de mil unidades, como as farmácias Pague Menos. “Temos visto uma necessidade maior em empresas com muitas unidades, porque o trabalho de gerenciamento de presença online e manutenção constante é mais difícil”, diz Caezar. “As empresas menores não existem nesses mapas e querem aparecer. Já as maiores querem organizar a bagunça”, completa Coifman. A HubLocal estima seu mercado potencial em quase 22 milhões de negócios — o número de CNPJs cadastrados no Brasil, segundo o Empresômetro.

 

Pandemia e novo investimento

A pandemia ajudou nesses números: entre abril e julho, o crescimento foi de 40%. “As empresas que dependiam do físico não podiam abrir mais suas lojas, então precisavam encontrar um canal online de vendas. Surgimos como solução que gerava mais ligações e mensagens”, diz Coifman. “Os mapas foram importantes também para atrair clientes que estão próximos do estabelecimento. O usuário busca locais próximos, de olho na taxa de entrega e no tempo de entrega, por exemplo.”

 

A HubLocal captou um investimento de R$ 600 mil da Anjos do Brasil. O aporte avaliou a startup em R$ 5 milhões. O principal objetivo com os recursos é aprimorar a máquina de vendas e expandir a HubLocal pelo Brasil. Até o final de 2021, o empreendimento espera alcançar 1.000 pontos de venda assinantes. Segundo os fundadores, o novo número avaliaria a startup em R$ 30 milhões e o negócio estaria pronto para captar um segundo aporte. Em cinco anos, a projeção é chegar a 80 mil assinantes.

 

O aporte atual também ajudará a startup a melhorar sua plataforma, otimizar processos e expandir seu quadro de funcionários. A equipe de 18 pessoas deve aumentar para 40 pessoas em um ano.

 

 

 

*Texto Divulgação

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