Portal Nosso Meio

Lista de transmissão

Sindjorce solicita ao Governo do Estado inclusão de jornalistas no plano de vacinação contra Covid-19

Redação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) solicitou ao Governo do Estado a inclusão dos profissionais jornalistas que atuam em meios e serviços de comunicação públicos e privados nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. Os ofícios de solicitação da incorporação da categoria no Plano de Operacionalização para Vacinação Contra a Covid-19, endereçados ao governador Camilo Santana e ao secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, foram protocolados na última sexta-feira (08/01).

 

Segundo Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce, a demanda leva em consideração que as atividades profissionais da categoria estão, desde os primeiros decretos estaduais e nacionais, relacionadas como serviços essenciais. “Assim como profissionais da saúde, jornalistas estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia e têm desempenhado papel efetivo diante da grave crise de saúde pública”, reforçou o dirigente no documento.

 

O presidente do Sindjorce argumentou, ainda, que a pandemia reforçou o papel dos jornalistas, figuras determinantes na comunicação e na elucidação sobre a doença em meio a um contexto cada vez mais globalizado e de produção de desinformação em massa, as chamadas “fake news”.

 

“Ao se entregarem a esta missão profissional, estes trabalhadores estão sendo contaminados pelo coronavírus no exercício do trabalho. Ou seja, os jornalistas que saem para informar estão particularmente expostos ao vírus. Por esse motivo, devem ser tratados como trabalhadores da linha de frente e devem ter prioridade na vacinação, ao lado de trabalhadores da saúde e da educação, como preconizam os infectologistas”, conta.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp