Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

Shoppings de Fortaleza apostam em estratégias de comunicação e marketing na pandemia

Redação

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios para o setor de shoppings centers. Devido as medidas de isolamento, os estabelecimentos do país foram fechados e estão retornando gradualmente. O momento também veio acompanhado por uma queda no ticket médio dos estabelecimentos. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), o medo da contaminação pelo coronavírus fez com que os visitantes passassem a ir com menos frequência aos shoppings e, dessa forma, tornassem suas compras mais assertivas. E se o comportamento do consumidor mudou, os negócios precisam criar novas estratégias para acompanhar o ritmo.

 

Os shoppings de Fortaleza apostaram em estratégias de comunicação e marketing para manter a proximidade com o público, entre elas, aumento da presença nas redes sociais, serviços de drive thru e aplicativos de compras. O Nosso Meio conversou com alguns shoppings da capital cearense para saber o que foi feito, confira:

 

RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy

Os shoppings RioMar em Fortaleza, além de ações digitais, lives e sistema de drive thru, têm feito há cerca de um ano investimento na plataforma digital RioMar Online. A plataforma RioMar Online está sendo implementada pelo Grupo JCPM nos shoppings da rede desde o ano de 2019, com a proposta de proporcionar ao consumidor uma opção complementar ao varejo físico e ampliar o alcance de oportunidades de vendas para o lojista.

Na capital cearense, os shoppings online do RioMar Fortaleza e do RioMar Kennedy já contam com cerca de 150 lojas físicas cadastradas. Uma das frentes para garantir a excelência no serviço foi a estruturação de equipes próprias com a contratação de mais de 20 profissionais nos dois empreendimentos, que fazem todo o gerenciamento de venda online, com espaços físicos específicos para validação das vendas, triagem dos produtos, personalização de embalagem, atendimento aos entregadores e lojistas e entregas das compras ao cliente final.

 

Iguatemi Fortaleza

O Shopping Iguatemi Fortaleza tem investido em projetos de aproximação digital entre marcas e público. O mais recente e ousado deles é o Iguatemi Tevê, um canal de tv no Instagram com programação própria gratuita de segunda a sexta-feira.

“Há um tempo começamos esse movimento de expansão do shopping para além de um espaço físico. Nossos pontos de contato e de conexão com nossos clientes vão bem além, principalmente considerando as oportunidades no ambiente virtual. E agora com o Iguatemi Tevê consolidamos o shopping como um produtor de conteúdo de entretenimento de qualidade”, afirma a gerente de Marketing do Iguatemi Fortaleza, Rachel Mendonça. “Nos aproximamos do nosso público, mesmo em tempos de lockdown. Continuamos presentes no dia-a-dia das pessoas, agora nas suas casas”, conclui Rachel.

Ainda em abril, o Iguatemi Fortaleza o que está sendo considerada a maior expansão em seus 39 anos de história: o lançamento de sua plataforma própria de e-commerce.

 

Rede Ancar Ivanhoe – North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Macaranaú e Via Sul Shopping

As ferramentas digitais da Ancar Ivanhoe são iniciativas que já estavam no planejamento da companhia e foram aceleradas por conta do início da pandemia. O principal objetivo dos serviços como o Delivery, o Drive Thru e o Retire Aqui é facilitar o contato das marcas com consumidores e fornecer uma jornada mais eficiente, segura e com a qualidade já conhecida pelos clientes do North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping. Para alcançar essa eficácia no atendimento, foi criada uma rede de apoio aos operadores para que seja possível oferecer ao consumidor opções de entrega e retirada de produtos sem que ele precise sair de casa com a confiança e eficiência que os clientes que visitam diariamente os empreendimentos da rede já estão acostumados.

“O último ano foi de grandes mudanças para os empreendimentos da rede. Aceleramos os planos de proporcionar uma experiência multicanal para os consumidores para que fosse possível atender a todos de maneira proativa, ágil e com toda a segurança necessária. Como marketing, somos consultores, orientamos nossos lojistas sobre publicações em suas redes sociais, estratégias no ambiente digital e, por consequência, melhorar suas vendas. Para os nossos clientes, a ideia é trazer uma perspectiva de entendê-los para realizar tomada de decisão, integrando o digital com o físico e oferecendo ferramentas de acesso às nossas lojas para que o cliente possa optar o melhor caminho para realizar suas compras. O time de marketing entra com um olhar de desenvolvimento das ações, de avaliação e profundidade de dados, com o intuito de entender os perfis dos nossos clientes e como isso se comporta em um momento tão desafiador para o varejo”, conta Sara Dantas, gerente regional de marketing da Ancar Ivanhoe.

 

Shopping Parangaba

Pensando em seus clientes e lojistas, desde o início do período de isolamento social mais rígido, o Shopping Parangaba tem apostado em diferentes ferramentas para proporcionar uma melhor experiência de compra e venda. Para isso, criou uma plataforma “Compre Online”, dentro do site do shopping, que oferece mais comodidade aos clientes e impulsiona as vendas.

De acordo com Felipe Bahiana, gerente de marketing do Shopping Parangaba, a plataforma possui fácil acesso e isso tem proporcionado uma boa experiência. “A adesão à nossa plataforma de compras online tem crescido gradualmente desde o início da pandemia. Aproximadamente 80% dos lojistas já participam dessa nova forma de vendas em nosso site. Também temos percebido uma ótima adesão por parte dos clientes, o que significa uma adaptação a esse modelo de compra, que garante praticidade e segurança”, disse.

Outra novidade no empreendimento é o Locker, um novo jeito de adquirir produtos sem contato na retirada. A compra pode ser realizada de forma online, pelo WhatsApp, app, site, redes sociais, telefone e a retirada acontece, em até 48h, com muita segurança e conforto no e-Box da Clique Retire, localizado no piso L1, próximo a entrada B.

Além dessas ações, o Shopping Parangaba também continua apostando no delivery e na estrutura drive thru, dentro do estacionamento do empreendimento, onde o cliente tem a opção de retirar os seus produtos de forma rápida e segura.

 

Grand Shopping

O setor de Marketing do Grand Shopping tem realizado no período de pandemia a intensificação da vitrine virtual do empreendimento, por meio do site e Instagram.

“Queremos estimular e proporcionar para os lojistas a oportunidade de colocar seus produtos no online, com links que facilitam o acesso do cliente. Temos um hotsite especifico para essa divulgação, onde o consumidor pode já acessar o contato do WhatsApp de cada loja. Realizamos uma intensificação e um investimento das plataformas digitais, com patrocínios de posts a contratação de influenciadores digitais”, explica a gerente de marketing do Grand Shopping, Carla Werneck.

Na reabertura, o Grand Shopping também intensificou as sinalizações nas medidas de segurança. “Trabalhamos muito para que o cliente se sinta acolhido e seguro. Queremos que ele saiba que nos preocupamos muito com sua saúde e bem-estar”, finaliza, Carla.

 

Centro Fashion Fortaleza

O Centro Fashion Fortaleza, maior polo atacadista de confecções do Norte/Nordeste, criou o projeto ‘Feira Digital’. A Plataforma tem o propósito de facilitar o contato entre o cliente e o lojista/feirante, além de engajar e incrementar vendas. “A necessidade do isolamento social e restrições que o País vive desde março de 2020 fizeram com que acelerássemos nossas ideias para o mundo digital e estratégias de vendas multicanal”, afirma Ivan Lucca, superintendente do Centro Fashion Fortaleza.

A plataforma está inserida no site no www.centrofashion.com.br/feiradigital e oferece um catálogo de moda completo com produtos de lojistas do centro comercial que possuem vendas online, tanto no atacado quanto no varejo. São mais de mil marcas à disposição dos clientes que desejam comprar em qualquer quantidade do conforto do seu lar.

 

 

Confira também:

Shopping Iguatemi Fortaleza lança canal de TV no Instagram com programação própria gratuita

 

RioMar Fortaleza aposta em formato inovador de Live Commerce para facilitar as compras para Páscoa

 

Entrevista com Michele Ribeiro – Gerente de Marketing do Shopping RioMar Fortaleza

 

‘Cantinho Solidário’ do Shopping Parangaba arrecada doações para a Associação Peter Pan

 

Grand Shopping disponibiliza Paper Toy em ação lúdica para crianças

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp