Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

Série audiovisual conta a história da música instrumental de Fortaleza

Redação

Com quatro episódios, “A Cena Instrumental de Fortaleza” é um encontro dos notórios nomes da cena Carlinhos Patriolino, Rebeca Câmara e Tito Freitas e da nova geração da Terra Alencarina Ayla Lemos, Hermano Faltz e Thiago Almeida. A conversa é intermediada pelo jornalista e produtor cultural Dalwton Moura. O lançamento aconteceu neste domingo no perfil YouTube, o qual leva o mesmo título da série.

No primeiro episódio, Dalwton Moura abre a série fazendo uma retrospectiva sobre a história da cena instrumental fortalezense. Em seguida, reunidos em duos,  Carlinhos Patriolino junto a Thiago Almeida, Rebeca Câmara e Ayla Lemos, Tito Freitas com Hermano Faltz, respectivamente, fazem reflexões sobre a atual cena autoral, a carreira de instrumentista e compositor. Ainda, tem apresentações de suas músicas autorais.

O projeto é uma idealização do músico André Benedecti e da produtora cultural Jéssica Maria. “A música instrumental de Fortaleza é muito rica e diversificada artisticamente. Mas ainda se tem uma carência de espaços para falar sobre essa música instrumental autoral da nossa terra. A ideia do projeto é oportunizar esse espaço e trazer a troca de conhecimentos e experiências dos músicos participantes”, explica André.

Para Jéssica, a proposta almeja atingir o público amplo. “Buscamos que o público em geral possa ter acesso a série, apreciadores de arte, pesquisadores e músicos. Mas queremos também que esse conteúdo possa ser utilizado em escolas para que nossos jovens conheçam a história da música instrumental local, da sua terra”.

A série conta com mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, por meio da tradução em Libras. Também tem legendas em português. A iniciativa tem apoio da LEI 14.017/2020 – LEI ALDIR BLANC, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza. Produzida durante a pandemia, todo o processo contou com as medidas de segurança da saúde recomendadas pela OMS.

Confira a parte 1 da série:

Serviço

Série “A Cena Instrumental de Fortaleza”

Local: Canal Youtube do projeto A Cena Instrumental de Fortaleza https://cutt.ly/NkwzGum

Acompanhe: Página Facebook A Cena Instrumental de Fortaleza https://cutt.ly/0kwzmz4

Perfil Instagram A Cena Instrumental de Fortaleza https://bit.ly/3ooWbDK

*Texto Divulgação

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp