Inovação

Saiba mais sobre os impactos da LGPD

Publicado em

21/12/2021 17h26

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A Lei está causando grandes revoluções e adaptações nas estratégias de marketing 

 

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. Dentro do universo de leis e direitos, muito se tem comentado sobre como as agências de marketing, comunicação e propaganda foram afetadas desde o seu surgimento. Podemos dizer, que após três anos desde a promulgação da Lei, a área de propaganda e marketing é uma das maiores – se não a maior – impactada pelo novo modelo de proteção e privacidade.

 

Muitas empresas tiveram que rever as suas estratégias de marketing interna e até terceirizada, se adequando a LGPD desde a criação de listas de mailing, até a análise comportamental do cliente/consumidor para identificar hábitos de consumo e realizar um marketing direcionado. Uma das ações mais comuns após a lei entrar em vigor, foi a opção de opt-out para que as pessoas abordadas tenham a opção de serem retiradas do contato, sem mais explicações e sem ter que solicitar isso diretamente à agência, sendo realizada através das plataformas de mailings.

 

A Anatel anunciou que, em 2022, vai criar o prefixo (0303) que irá identificar ligações de telemarketing para o consumidor. As agências de publicidade e comunicação em geral terão de buscar métodos mais claros e naturais para alcançar seus consumidores. Se os métodos e ferramentas forem utilizados em conformidade com a LGPD e em atenção às regras de transparência e consentimento explícito, será possível a coleta de informações do consumidor de forma legal e efetiva, estabelecendo-se um vínculo de confiança que é de interesse de todas as partes: do contratante, da agência e do consumidor.

 

A LGPD foi inspirada na General Data Protection Regulation (GDPR), que entrou em vigência em 2018 na União Europeia, trazendo grandes impactos para empresas e consumidores. No Brasil, a LGPD (Lei nº 13.709, de 14/8/2018) entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, representando um passo importante para o Brasil. Com isso, passamos a fazer parte de um grupo de países que contam com uma legislação específica para a proteção de dados dos seus cidadãos. 

 

Diante dos atuais casos de uso indevido, comercialização e vazamento de dados, as novas regras garantem a privacidade dos brasileiros, além de evitar entraves comerciais com outros países.