Influência

Saiba como escolher os influenciadores para uma campanha

Publicado em

21/05/2021 15h30

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Os influenciadores digitais têm dominado as estratégias de marketing. São pessoas que possuem credibilidade no meio online e conseguem influenciar seus seguidores, além de ditarem comportamentos, opiniões e tendências. Além de produzir conteúdos relevantes para diversos assuntos, os influencers chamam a atenção e com essa proximidade, as empresas têm buscado por criar campanhas utilizando influenciadores digitais, já que é possível mensurar elementos importantes como: o alcance, a relevância e o engajamento.

 

Cada vez mais, os influenciadores estão entrando no planejamento de campanhas de marketing de grandes empresas, já que levam a marca, produto ou serviço a um público qualificado. O digital influencer pode fazer toda a diferença nos resultados finais do trabalho. Conversamos com dois profissionais cearenses que atuam com influenciadores: Lucas Dorini, Head of Digital da EBMQUINTTO e David Correia, Sócio-diretor da Crivo Comunicação.

 

Lucas Dorini, Head of Digital da EBMQUINTTO conta que o primeiro passo a seguir, antes mesmo da escolha dos nomes, é definir o que a empresa deseja com a estratégia de influenciadores: lançamento de produto, foco em vendas, recall de marca, fluxo de pessoas, levantar questões. “Existem cinco tipos de influenciadores digitais: Celebridades, Autoridades de Nicho, Marca Pessoal Global, Influenciadores Locais e Influenciadores Ativistas. E com isso, há várias frentes e objetivos que podem ser explorados com eles e para cada um deles, existiram os que mais irão se encaixar com a marca. Um ponto fundamental de atenção, é: não escolha pelo número de seguidores, pois eles não garantem resultados. E vale lembrar, que o que você gosta, nem sempre é o que seu público consome também, então, não escolha os influenciadores seguindo suas preferenciais pessoais”, explica.

 

“Devemos compreender a forma de comunicação de cada um, aliando a análise qualitativa à quantitativa. Você pode iniciar, por exemplo, avaliando quais são os números de postagens por mês X quantidade de interações realizadas de acordo com o tipo de postagem que o influenciador se identifica. Quais as redes sociais ele possuiu uma maior taxa de engajamento, quais seus públicos em cada meio social digital”, conta Lucas.

 

“É importante, também, avaliar onde é a penetração dele, nada vale comunicar algo, se não atingirá seu público. Avalie, também, como o influenciador se posicionou ou se posiciona em temas delicados ou de grande repercussão, pois isto pode trazer um recall positivo ou negativo para a marca. Essas, são análises básicas ou melhor, obrigatórias. Mas existem, também, infinitos indicadores que podem ser explorados. Para campanhas maiores, sugiro a contratação de uma ferramenta que avaliei os influenciadores e que faça uma análise mais profunda do perfil deles”, afirma o Head of Digital.

 

O sócio-diretor da Crivo Comunicação, David Correira, reforça que na escolha do influenciador para a campanha, é preciso identificar primeiro o nicho que ele está, se tem identificação com o público do cliente. Se as pautas e causas se assemelham às do cliente. “Após isso, observamos então o engajamento dele. Tem influenciadores de 10k que influenciam, proporcionalmente, muito mais do que influenciadores de 100k. Pesquisamos se algum concorrente ou alguma marca parecida com a do nosso cliente está relacionada ao mesmo influenciador. Após esse filtro, pedimos os ‘insights’ do influenciador para identificar idade, cidade, números de views dos stories, entre outros”, diz.