Movimentos do mercado

Retrospectiva: veja o que foi destaque na TV por assinatura em 2020

Publicado em

29/12/2020 08h42

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Chegada da CNN Brasil e de novos players agitaram o mercado

 

O ano de 2020 ficou marcado por diversos acontecimentos que gostaríamos de esquecer, no entanto, também houve fatos marcantes e positivos, que terminaram ofuscados pela pandemia do novo coronavírus.

 

No mercado de TV por assinatura, por exemplo, vimos nascer a versão brasileira da CNN, a concretização da compra da 21st Century Fox pelo Grupo Disney e a chegada de novos players ao mercado.

 

Confira no conteúdo abaixo um resumo do que aconteceu em 2020 na TV paga.

Novos canais

O ano de 2020 foi repleto de novidades para os assinantes. Em março, a versão nacional da CNN desembarcou no país, com conteúdo original e ampla cobertura da pandemia provocada pela covid-19. A emissora se consolidou como opção de informação na TV paga e na internet, sob o comando de nomes conhecidos do público como Evaristo Costa, Mari Palma, William Waack, Monalisa Perrone, Gabriela Prioli e Márcio Gomes.

 

Sinal aberto

Por conta do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, operadoras de todo o país realizaram campanha e abriram o sinal de seus principais canais. Participaram da ação empresas de cobertura nacional como SKY, Claro, Oi e Vivo, além das regionais como Assim, C-Lig, Gigabyte Telecom, Go.Cast, Netline Telecom, NetSpeed, NipBR, Process Telecom e Womp, que recebem o sinal via compartilhamento de headend da MultTV.

 

Mudança

Em agosto, a emissora musical VH1 Megahits se despediu do Brasil e foi substituída pela MTV Live HD. “Com a mudança, o público passa a ter acesso a uma programação jovem de qualidade em alta definição, com os melhores shows, os últimos lançamentos do mundo da música, entrevistas e programas”, explicou David Nagib, gerente de distribuição de conteúdo da ViacomCBS.

 

Cade aprova compra da FOX pelo Grupo Disney

Em maio, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da FOX pelo Grupo Disney. A novela teve início em março de 2019, quando o conglomerado, dono de emissoras como ESPN, anunciou a aquisição da 21st Century Fox por US$ 71 bilhões.

 

Sucesso entre o público

A Discovery Brasil foi a programadora internacional com maior audiência no país. De acordo com pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, três canais da companhia figuraram entre os dez mais assistidos da TV por assinatura, no primeiro semestre de 2020. São eles: Discovery Channel, Discovery Kids e Discovery Home & Health.

Outros canais do grupo que também se destacaram foram: o Animal Planet, que alcançou a sua maior audiência em um semestre, sendo o segundo mais visto na categoria factual, atrás apenas do Discovery Channel, e o Discovery Turbo, que cresceu 11% em audiência e atingiu o maior tempo de permanência (38 minutos) entre homens de 18 a 49 anos.

 

Novos players

O ano de 2020 também marcou a chegada de novos players ao mercado regional de TV por assinatura. Impulsionados pelos bons resultados com o serviço de banda larga fixa, grande parte dos provedores regionais decidiram investir em um novo produto.

De acordo com Marcelo Rodrigues, diretor comercial da MultTV, empresa especializada em compartilhamento de headend, é possível notar um aumento nas vendas de operadoras que optam por comercializarem os populares “combos”, o que atrai constantemente novas empresas ao setor. “Notamos que as operadoras que passaram a comercializar televisão por assinatura conosco tiveram crescimento de vendas de pacotes de internet, devido a associação da marca do provedor com programadoras como Discovery, Disney, Turner, Viacom e Band”, afirma.

Entre os novos players que chegaram ao mercado em 2020, estão FasterNet, Conesul, Ultra, Fleetnet, G6, ITT e Click.

 

Audiência em alta

Os canais fechados registraram crescimento de audiência na primeira semana do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Segundo levantamento realizado pelas empresas Kantar Ibope Media e Agência Nacional do Cinema (Ancine), a média de telespectadores aumentou em 22%, entre os dias 16 e 22 de março. Os números continuaram subindo nas semanas seguintes, com as emissoras por assinatura atingindo a marca de 8,95 pontos, entre os dias 23 e 29.