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Vacinou Acelerou – Interna

Respeite o conhecimento e você fará um melhor marketing

Bosco Couto

Deixa eu falar uma coisa para vocês, pessoas novas e criativas de design…

Na comunicação e no marketing existem técnicas, princípios e premissas de percepção sensorial do ser humano que não podem ser esquecidas ou negligenciadas, não pulem estas regras em prol das modinhas e do descolado, pode ficar lindo e cool, mas pode não comunicar com o cliente, pode não ter o efeito esperado, talvez somente elogios e gracejos de outros profissionais da área. Lembrando que o feito esperado de um bom trabalho de marketing é vender mais uma ideia, empresa ou um produto.

 

Como já falei antes, nossas escolhas não são puramente racionais, na maior parte das vezes, para dizer a verdade, as escolhas são inconscientes e influenciadas por inúmeros detalhes, e ainda por cima brigamos todo tempo pela atenção do cliente, aquele instante mágico que ele para e percebe o que você está tentando transmitir.

 

E aí deixo aqui pequenos insights sobre criação:

Percebemos mais facilmente cor e forma em detrimento a texto, a imagem tem um poder absurdo;

A localização espacial importa muito, em cima ou em baixo, no começo do fluxo ou no final do fluxo;

Constraste entre elementos e cores, quanto maior o contraste mais fácil de “ver”;

Espaçamento e respiro, o espaço em branco que valoriza o espaço preenchido, não carregue sua comunicação;

O agrupamento e o alinhamento, o cérebro busca coerência e organização, nada de bagunça;

Tamanho e destaque, o ponto focal e o destaque da comunicação, neste caso tamanho é documento.

Cor proprietária e a familiaridade da sua marca, não perca a oportunidade de reforçar sua marca em troca de modinhas, Coca-Cola é vermelho, Itaú é Laranja, TIJUCA é azul e Nossa Fruta é verde.

Movimento e ação, o que se move mais atenção, aliás o que se move e tem som.

 

A questão não é ser criativo a qualquer custo e sim ser criativo dentro das premissas cognitivas do ser humano.

 

Bosco Couto 

Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

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