Mercado

Rádio Beach Park comemora 11 anos no ar

Publicado em

13/01/2022 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A emissora está em transição para o mundo digital com a estreia do seu podcast em formato audiovisual 

 

Em primeiro de janeiro de 2011 entrava no ar a programação da Rádio Beach Park em Fortaleza, na frequência 101.7Mhz. Um projeto audacioso, considerando a proposta da programação musical, comprometida em apresentar bandas e sons, como aquele amigo ou amiga que sempre pergunta: “conhece essa?”. Fora a forma nada convencional de batizar os programas e atrações da grade de programação. E não só isso, é bom que se diga. Os comunicadores eram pessoas comuns da cidade, gente que tinha um determinado conhecimento sobre certos temas e mostrava seu repertório em colunas específicas, como as de cinema e viagem. Bem fora dos padrões até para os dias de hoje e menos ainda para aquele primeiro de janeiro de 2011. 

 

Algumas mudanças marcaram a trajetória da emissora que faz parte do Grupo Beach Park Entretenimento. Em sua primeira fase, a rádio conseguiu manter uma forte identificação com o público-alvo que, naquele momento, também experimentava a novidade dos aplicativos para ouvir música. Nem mudanças de dial da rádio que também passou pela 92.9Mhz, fizeram sua base de ouvintes se perder. Com a aquisição de uma estação de rádio AM em processo de migração para o FM, o Grupo Beach Park se estabeleceu de vez no setor de comunicação e a programação da Rádio Beach Park passou a ser ouvida em 102.7Mhz de forma definitiva, desde 2018, com sua torre de transmissão gerando a partir do município de Aquiraz, o mesmo do parque aquático. 

 

Em primeiro de janeiro de 2022 a Rádio Beach Park completou 11 anos no ar e as mudanças, sempre no campo técnico, nunca atingiram o coração da emissora, que se mantém firme ao seu propósito, afirma Alexandre Lima, gerente geral da área de mídia do Beach Park e um dos criadores da grade de programação da emissora.

 

“Nossa missão é oferecer a experiência de descobertas musicais incessantemente e tocar em assuntos que sejam de interesse de um público nem tão jovem e nem tão velho, conectado ao seu tempo e que busca sempre o novo, que procura sempre saber mais, aprender, descobrir e explorar”, enfatiza. 

 

Quando se fala de rádio essencialmente musical, como no caso da Rádio Beach Park, uma área sensível é a programação musical. Desde o início do projeto, o nome lembrado para assumir esse desafio foi o de Guga de Castro, experiente DJ, produtor e jornalista mineiro que escolheu Fortaleza para viver ainda em 1990. Guga sempre foi identificado com a ala mais alternativa entre os DJs de sua geração e teve projetos musicais relevantes como a Farra na Casa Alheia, ao lado do também DJ Marquinhos. 

 

A trajetória da Rádio Beach Park no mercado como empresa comercial de mídia é também digna de menção. Segundo Alexandre Lima, o desempenho comercial da rádio se dá pelo fato da emissora ser diferenciada das demais locais, com uma grade musical nada convencional. 

 

“A alta fidelização dos ouvintes, o comportamento de consumo dessa audiência, aliado ao seu poder aquisitivo, e os projetos especiais desenvolvidos pela área comercial da emissora são os pontos de propulsão. Com mais de uma década de vida a Rádio Beach Park conseguiu preservar o mais importante sob o ponto de vista de quem consome conteúdo: a identidade. Sem ela não há elo nem conexão que sustente 11 anos de relacionamento”, afirma.  

 

Planos para o futuro não faltam, a rádio se prepara agora para romper a barreira do dial e estrear em outro território. Um de seus programas com maior audiência vai mostrar sua força agora no digital. O Agora Pronto, atração comandada por Alexandre Lima e Guga de Castro, deve ganhar ares de podcast em formato audiovisual com estreia prevista para o primeiro semestre de 2022.