Portal Nosso Meio

Anuncie Aqui – Internas

Projeto que reconhece designers brasileiras divulga lista deste ano

Redação

O projeto que reconhece profissionais e apresenta referências de mulheres da área do Design divulgou a lista atualizada deste ano. A Catalogação de Designers Brasileiras, idealizada por Catarina Alencar divide os nomes por regiões do país e existe desde 2015 “Esse é um projeto independente, que realizo desde 2015. Apenas esse ano tomou forma como publicação. Em 2018 houve um recorte dele, para a criação do projeto Design por Mulheres na Universidade Federal do Ceará (UFC). Hoje a catalogação tem a ideia de tornar o ato do registro acessível para quem quiser escrever seu nome nesta lista marcada pela regionalidade”, conta a designer.

 

A designer compartilha como surgiu o projeto “surgiu com uma inquietação pessoal, estava no segundo ano de curso de design e sentia muita falta de referência de mulheres, de designers brasileiras dentro das aulas de história da arte, história do design, então comecei a fazer uma lista e pedir nomes aos professores, referências, em eventos com palestrantes ou workshop conduzido por mulheres, anotava na listinha”.

 

Em 2017, o projeto virou uma exposição “Design por Mulheres” contando a história de nove mulheres na UFC “depois que saí da UFC para fazer o mestrado não fazia mais sentido contar trajetórias individuais, eu queria na verdade criar um instrumento de coleta de dados ou algum espaço em que as pessoas pudessem inserir seus nomes”, compartilha Catarina.

 

A publicação auxilia outros designers na busca de referências de projetos e também para referências de pesquisas, o projeto atualmente conta com 756 nomes, sendo 130 nomes apenas do Nordeste para a próxima versão, que sairá em dezembro deste ano.

 

Para quem deseja ser incluída na catalogação, preencha o formulário no link abaixo:

https://bityli.com/x8KXA

 

Confira a Catalogação completa:

https://drive.google.com/file/d/1d7oxb8-HTxmPen4AoaCqrl4wkJLSecqW/view

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp