Movimentos do mercado

Pringles aposta em fabricação local e reposicionamento de preço para chegar à liderança

Publicado em

13/02/2021 08h30

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Campanha 100% digital é trunfo para dobrar a participação de mercado e atinge mais de 87 milhões de visualizações

 

Dois anos após ampliar sua capacidade produtiva com a planta de São Lourenço do Oeste – SC e passar a fabricar o snack Pringles® no Brasil, a Kellogg anuncia a expectativa de atingir a liderança no segmento de salgadinhos de batata até o final de 2022. A produção local é fruto do plano de expansão da companhia, que contou com um investimento de US$ 100 milhões para a ampliação do seu parque fabril no Sul, e a a primeira de Pringles na América Latina.

 

A Kellogg reposicionou os preços de Pringles® no mercado brasileiro e, hoje, é uma das líderes do segmento, além de ter dobrado sua participação de mercado no Brasil em 2020. A marca é uma das principais do portfólio da empresa no país e, segundo estimativas da companhia, tem índice de mais de 90% de awareness entre os consumidores brasileiros.

 

“Esse desempenho é uma grande vitória por tudo o que já trabalhamos até aqui, um grande reconhecimento por todo o investimento que tem sido feito. Nossos esforços deixam claro que estamos no caminho certo para nos tornarmos a líder de mercado do segmento em médio prazo. Os resultados nos últimos anos são excepcionais, com crescimento significativo ano após ano”, afirma Alberto Raich, vice-presidente e gerente-geral da Kellogg no Brasil.

 

No último ano, a distribuição de Pringles® foi consideravelmente ampliada, registrando um crescimento de 66% nos pontos de venda desde agosto de 2019, quando a produção no Brasil começou. A distribuição do produto, aliás, é um dos aspectos que ajudaram a alavancar os resultados e a aumentar a abrangência da marca no país.

 

Com presença forte da marca Pringles® no Sul, a Kellogg estabeleceu um plano para consolidá-la em outras regiões. Para isso, firmou parceria com a Pandurata, holding da Bauducco. A escolha se deu por conta da infraestrutura logística da Pandurata e dos canais da empresa, além de revelar o caráter inovador das duas companhias, que seguem concorrentes em várias frentes, mas com atuação conjunta que beneficia ambas. “A parceria nos permitiu ampliar ainda mais a distribuição do produto e chegar a pontos de venda nos quais ainda não estávamos presentes”, diz Alberto.

 

A aposta em novos sabores também tem sido fundamental para a consolidação da marca no país. Os lançamentos, hoje, representam 44% do crescimento total e são receitas incrementais no faturamento. Em 2020, foram lançados novos produtos como Pringles® Gaming, nos sabores Pizza e Chicken Wings, Pringles® Churrasco e Pringles® Wavy.

            

Campanha digital

Como parte da estratégia para aumentar sua participação de mercado, Pringles® apostou em uma campanha de marketing 100% digital, desenvolvida pela a unidade de comunicação da empresa, o KUBE – Kellogg Unite of Brand Equity, em parceria com agência KTBO. A peça principal da campanha foi um filme de 30´ que foi distribuído em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, Twitch e YouTube em uma parceria com o Pipocando, o maior canal sobre cinema da América Latina.

 

Com o mote “o resto é um saco”, o filme alcançou 848 milhões de impressões, 87 milhões de views e mais de 250 mil reações positivas. A peça se baseia no atributo da autenticidade, algo cada vez mais escasso na era das redes sociais. A campanha evidenciou a singularidade da marca Pringles®, expressa no formato, na embalagem e nos diferenciais de sabor do produto.

 

Sobre a Kellogg

A Kellogg Company (NYSE: K) está sempre motivada a enriquecer e encantar o mundo com marcas e produtos que realmente façam a diferença. A Kellogg é líder mundial na produção de cereais e snacks, além de uma das líderes nos Estados Unidos em produtos congelados. No Brasil, após a aquisição da Parati®️, a companhia passou a produzir massas, biscoitos, refrescos em pó e outras categorias de produtos para expandir sua atuação. A companhia chegou ao Brasil em 1961 e, assim como nos demais países, passou a ser referência em cereais matinais, oferecendo qualidade e sabor em seus produtos.

 

*Texto Divulgação