Movimentos do mercado

Prêmio CDL de Comunicação anuncia matérias jornalísticas vencedoras de 2021

Publicado em

01/04/2021 15h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Com o tema “O Varejo em um Novo Tempo”, o Prêmio CDL de Comunicação anuncia os vencedores da iniciativa que visa estimular e premiar matérias jornalísticas com temáticas relacionadas ao varejo. O POVO venceu as categorias Fotojornalismo e Jornalismo impresso, O Otimista ganhou destaque na categoria Webjornalismo, já a Rádio Jovem Pan News Fortaleza recebeu destaque em Radiojornalismo e a TV Verdes Mares venceu em Telejornalismo. Ainda na premiação, o jornalista Eliomar de Lima do O POVO foi homenageado com o Troféu Imprensa José de Alencar. O evento aconteceu de maneira remota e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da CDL de Fortaleza. Confira a lista dos vencedores:

 

Fotojornalismo
Fabio Lima – “Comodidade e isolamento/lockdown”, O POVO

Jornalismo impresso
Samuel Pimentel, Irna Cavalcante, Armando Lima e Adailma Mendes – “A virada de mesa do varejo”, O POVO

Webjornalismo
Raoni Saraiva e Aflaudísio Dantas – “Mais digital: o varejo que se reinventa na pandemia”, O Otimista

Radiojornalismo
Carla Soraya, Igor Silveira, Débora Britto e Tiago Lima – “2020: o ano em que uma pandemia acelerou as inovações no comércio”, Rádio Jovem Pan News Fortaleza

Telejornalismo
Aline de Oliveira, Alessandro Mantos, Camila Lima, Nilton Alves e equipe – “O comércio na pandemia”, TV Verdes Mares

Troféu Imprensa
Eliomar de Lima – O POVO

 

Segundo Fabio Lima do O POVO, vencedor pela fotografia “Comodidade e isolamento/lockdown”, comentou: “Fico muito lisonjeado com o prêmio, e ressalto a importância do reconhecimento pelo nosso trabalho, principalmente nesses tempos difíceis em que vivemos”.

 

Fotografia vencedora captura uma cena que se tornou comum na pandemia: a entrega de produtos por delivery (Foto: Fabio Lima)

Fotografia vencedora captura uma cena que se tornou comum na pandemia: a entrega de produtos por delivery (Foto: Fabio Lima)

 

Na categoria jornalismo impresso, venceu a série de reportagens “A virada de mesa do varejo”, “um trabalho em muitas mãos”, como afirma Samuel Pimentel, um dos vencedores pelo trabalho. “Poder retratar de forma tão fiel o atual momento do varejo, contando histórias de pessoas que vivem o dia a dia do setor é fundamental por conta do momento tão difícil como está sendo o atual. A pandemia dura mais de um ano e vem impactando de forma significativa os negócios e a vida das pessoas, mas esse setor vem buscando inovar para, além de sobreviver, evoluir rumo aos novos tempos”, relata Samuel.

 

Para Adailma Mendes, também vencedora pela reportagem impressa, receber o prêmio “nos leva a acreditar ainda mais no trabalho que fazemos diariamente de dar voz aos setores da economia cearense em um momento de tantos desafios. Ouvir os reais personagens do varejo local nos aproxima da realidade desses empreendedores que representam parcela importante das atividades econômicas do Estado”.

 

O Editor de Economia do jornal O Otimista, Raone Saraiva, vencedor da categoria Webjornalismo com a matéria “Mais digital: o varejo que se reinventa na pandemia”, conta que fica muito feliz pelo reconhecimento da reportagem, que mostrou como o varejo precisou acelerar transformações em meio às dificuldades e desafios impostos pela pandemia, tendo que apostar ainda mais no digital. “O setor, importantíssimo para a economia nacional, vem sendo resiliente diante da atual crise econômica em razão da Covid-19. E, nesse contexto, o Ceará se destaca, pois o comércio local não tem medo de inovar, de se reinventar. Isso pode ser observado, por exemplo, nas histórias que contamos na nossa reportagem. Participar do Prêmio CDL de Comunicação sempre é uma honra. A CDL de Fortaleza está de parabéns por manter a tradição e realizar o evento, mesmo que de forma online”, afirma.

 

Carla Soraya, radialista na Jovem Pan News e vencedora em Radiojornalismo destaca “Esse é o segundo prêmio CDL que a gente ganha e cada um deles traz uma responsabilidade maior. No primeiro a gente fez em tempos comuns, e esse, fizemos em tempo de pandemia, com todas as restrições. Vimos de perto a dificuldade dos comerciantes, dos varejistas, das pessoas que estavam tentando ultrapassar esse tempo de crise, de medo, de angústia e se reinventar. Esperamos que com mais um prêmio CDL, a gente tenha conseguido levar também, não só para os ouvintes, mas para outros comerciantes, varejistas espalhados pelo Estado todo, que se tem uma barreira, você levanta a cabeça, pensa um pouquinho que consegue superar. A gente é capaz de tudo isso. Então, o maior prêmio para gente, é poder levar para outras pessoas que não existe dificuldade que não possa ser transposta. Ela pode demorar muito, pode demorar pouco, mas se a gente se unir, pensarmos e se for realmente cearense da gema, criativo, conseguimos superar tudo”.

 

“É muito gratificante ver um trabalho feito com tanto carinho receber um reconhecimento como esse da CDL Fortaleza. Nós procuramos mostrar que o povo cearense é criativo, e foi essa criatividade, a vocação para empreender que ajudou a driblar as dificuldades que a pandemia trouxe. Aquele empresário do comércio que não se adaptou à nova realidade, ficou pelo caminho. Então, com tudo de negativo que a pandemia nos trouxe, vieram também as mudanças no comércio local, fortalecendo o nosso varejo”, compartilha Igor Silveira da Jovem Pan News, também vencedor em Radiojornalismo.

 

Destaque na categoria de Telejornalismo, a repórter Aline Oliveira compartilha a satisfação: “É uma honra, mais uma vez, ser contemplada com o prêmio CDL. Desta vez, especialmente por causa da pandemia, o prêmio teve um significado ainda maior porque nossa série de reportagens mostrou as dificuldades do setor do comércio, que tem sofrido muito com as medidas restritivas, mas que tem mostrado fôlego para se reinventar. Ganhamos com uma série de três vts feitos por mim e pelo Alessandro Torres e com muita gente competente por trás: Camila Lima (produção), Eulália Camurça e Susy Costa (edição e coordenação), Nilton Alves e Carlos Marlon (imagens), Rubens Sampaio e Cesar Lima (edição de imagens) e Igor Pontes (designer gráfico)”, destaca.

 

Premiação

Com o tema “O Varejo em um Novo Tempo”, a premiação visou estimular e reconhecer matérias jornalísticas com histórias sobre a transformação no processo de venda do mercado varejista durante a pandemia do novo coronavírus. O jornalista Tarcísio Matos atuou como cerimonialista do evento desta noite. O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, integrou o júri da premiação ao lado de Lucirene Maciel, Moacir Maia e Luana Amorim. R$ 40 mil foram entregues na premiação, divididos em cinco categorias: Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo; e Webjornalismo. Outros R$ 5 mil estavam previstos para uma sexta categoria, Cinegrafista, mas não houve inscritos. O dinheiro foi redirecionado para a compra de cestas básicas de alimentação para a Associação Nossa Casa Mãe África.

 

O Prêmio CDL de Comunicação foi criado em 2005 e teve sua primeira cerimônia em 2006. A edição de 2021 é uma iniciativa da CDL em apoio com o conselho formado por Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Sindicato dos Radialistas (SindRadioCE), Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), Associação Cearense de Imprensa (ACI), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Cearense do Mercado Publicitário (ACMP).