Mercado

Prática Inovadora: RioMar Fortaleza investe em compostagem de resíduos

Publicado em

10/05/2022 15h48

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O processo sustentável resulta em adubo rico em nutrientes, que já é utilizado na jardinagem do shopping, e conta com a participação e parceria de sete operações de alimentação do RioMar Fortaleza.

 

Com um reconhecido compromisso com práticas socioambientais, o RioMar Fortaleza implementou um novo projeto de sustentabilidade: a compostagem. Na iniciativa, os resíduos orgânicos que são gerados pelos restaurantes e operações de alimentação do shopping, em vez de irem para o aterro sanitário, agora, seguem para uma usina de compostagem que os transformam em adubo rico em nutrientes.

 

Em menos de um ano da ação já foi possível reduzir o impacto do volume de 100 toneladas desse tipo de resíduo, que ganhou uma finalidade mais nobre e sustentável. Desde o início do programa, cerca de 900kg de adubo já voltaram para o shopping e vêm sendo utilizados na jardinagem e paisagismo do RioMar Fortaleza. A ação é uma prática inovadora no segmento de shopping center no Ceará.

 

Atualmente, sete operações já aderiram ao projeto. São elas: os restaurantes Camarada Camarão, Hard Rock, Morosi, Outback,  Sesc e Tio Armênio, além dos Mercadinhos São Luiz, todos fazem a triagem dos resíduos orgânicos gerados, impróprios para consumo e que iriam para o aterro sanitário, encaminhando-os para as câmaras frias do shopping para sua conservação e armazenamento temporário até o momento de transporte para a usina de compostagem, a Ambismat, localizada no município de Pacatuba. A expectativa é de que até o final deste ano sejam incorporados outros restaurantes e operações da Praça de Alimentação.

 

Entre os próximos passos, está a busca de parcerias com iniciativas sociais do entorno para doação dos compostos e a construção de uma horta colaborativa, destinada aos trabalhadores do shopping. A ideia é promover o aproveitamento integral dos resíduos orgânicos gerados, que após passarem pelo processo de compostagem e virarem adubo, sejam utilizados também para o cultivo e o cuidado das hortaliças, plantas medicinais e temperos.

 

“O projeto de compostagem está alinhado ao posicionamento do shopping que já foi concebido utilizando práticas sustentáveis. A iniciativa é somada a outras frentes de redução de impactos ao meio ambiente realizadas diariamente, como a redução do consumo de água e energia, por meio de dispositivos de economia, além da seleção e destinação correta dos demais resíduos recicláveis gerados”, enfatiza a analista de Meio Ambiente do RioMar Fortaleza, Karine Costa.

 

Confira Também:

Grupo SBF, proprietário da Centauro, compra FitDance, uma das maiores plataformas de dança do mundo