Tendência

Podcast é veículo 360°: CEO do PodPah fala sobre o futuro da imprensa digital

Publicado em

03/08/2022 11h23

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

O mundo está mudando e a forma de se comunicar também. Com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro que mais consome podcast no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda, mostra pequisa. Mais de 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. A Suécia, primeira colocada no ranking, possui uma taxa de 47%.

 

Com relação às plataformas, o Spotifty lidera com 25% de participação no mercado. O Apple Podcasts fica em segunda posição com 20% e em seguida o Google Podcasts com 16%.

 

A grande maioria dos ouvintes de podcast, consomem o conteúdo em paralelo com outras atividades, como em tarefas domésticas, ao navegar com a internet e enquanto trabalham ou estudam.

 

Com relação ao formato de conteúdo, os brasileiros preferem as entrevistas com convidados, com 55% da preferência. A narrativa de histórias reais e mesa redonda, seguem em segunda e terceira posição.

 

Mas é interessante notar que o podcast é, na verdade, multiplataforma. Nesse sentido, por exemplo, o Google mostra que 63,1% dos usuários de YouTube gostam de acompanhar seus programas favoritos pela rede de vídeos. Para a audiência, a experiência com o conteúdo assim se torna ainda mais próxima.

 

O empresário e CEO do PodPah, um dos podcasts mais famosos do Brasil, Victor Assis, afirmou que a tendência é que a maioria dos meios de comunicação também passem a ter o formato 360°.

 

“O podcast não é só mais áudio. A gente tem o artifício das transmissões no YouTube, como também produz conteúdo especialmente para as redes sociais. Isso quer dizer que estamos presentes em, pelo menos, três plataformas distintas”, afirma.

 

Victor também pontua que não acha que um meio prejudique o outro, pelo contrário, eles devem ser complementares.

 

“A ideia é que a comunicação seja feita realmente em vários lugares, para que cada grupo consuma da forma que for melhor para ele. Não quer dizer que agora que temos os podcasts a televisão vai acabar, não é isso. Mas, a comunicação como um todo realmente se transforma”, pontua. 

 

Os podcasts se tornaram ainda mais famosos nos últimos anos. O PodPah é um exemplo disso. 

 

“Nós temos uma maneira muito única de conexão com o nosso público. Desde a apresentação, aos convidados, tudo é muito conectado para que consigamos sempre entregar o esperado”, finalizou.

 

Muito mais que uma tendência, o aumento no consumo e na produção de podcasts ano a ano mostra que eles vieram para ficar. A estimativa da eMarketer é que a audiência do formato chegue a 23,5% da população mundial conectada até 2024. Ou seja, quase um em cada quatro internautas no mundo logo será ouvinte de podcast.

 

Confira também: 

Copa do Mundo: Menções relacionadas ao evento tiveram crescimento de 59% no ambiente digital, segundo dados da STILINGUE

E-commerce brasileiro deve crescer 95% até 2025, diz pesquisa da Worldpay from FIS

Amazon é o anunciante que mais investiu em publicidade, marketing e compra de mídia em 2021, segundo ranking do Ad Age

Pesquisa indica que 60% dos consumidores brasileiros já compram de forma híbrida