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Planejamento estratégico em meio à crise

Publicado em

24/09/2020 08h18

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Artigo de Opinião

 

Situações de crise sempre trazem algum aprendizado. Ele será em maior ou menor proporção de acordo com sua disposição para se adaptar e se reinventar. Para o setor de Marketing da Acal, o ano de 2020 tem sido uma escola daquelas intensivas, em que cada dia a gente aprende um novo conteúdo e já parte para a prática.

 

Iniciamos janeiro com nosso planejamento estratégico anual pronto, detalhado e redondo. Nossa ideia era fazer os desdobramentos mensais, ajustando o que fosse necessário e, a cada três meses, reavaliando o planejamento dos três meses seguintes.

 

Com a pandemia, tivemos que nos adaptar rapidamente, traçando estratégias mensais, com desdobramentos diários. Foi um grande desafio, que exigiu muita agilidade da equipe de marketing, principalmente porque dependíamos, a cada semana, dos decretos governamentais, que nos direcionariam com permissões ou restrições a cada nova fase deste combate ao novo coronavírus.

 

Algo que nos auxiliou bastante nesse novo tempo foi uma metodologia que já havíamos adotado desde o ano passado, por isso digo que é importante estar preparado para as mudanças (ainda que sejam inimagináveis, como tem sido a pandemia). É a metodologia Ágil, uma ferramenta de gestão colaborativa que organiza e agiliza os processos, ajudando a lidar com imprevistos e minimizar erros.

 

Facilitou muito o nosso trabalho, que foi apenas adaptado ao ritmo que nos foi imposto: trabalhávamos com sprints quinzenais, que viraram diários.

 

Agora, com a reabertura gradual das atividades, já foi possível fazemos o planejamento estratégico de setembro a dezembro, com foco na reavaliação mensal.

 

Toda esta experiência que 2020 tem nos trazido nos ensinou uma coisa: dedicávamos uma energia imensa para elaborar o planejamento anual, com várias reuniões e brainstorms, e de repente fomos obrigados a mudar tudo do dia para a noite. Para 2021, já decidimos que nossa estratégia será trimestral. O inesperado nos provou que é possível, e necessário, repensar os processos e encontrar novas maneiras de realizar nosso trabalho.

 

 

Fernanda Lenzi
Gerente de Marketing na Acal Home Center. Executiva com sólida experiência em planejamento estratégico, estratégias de marketing voltadas à prospecção e penetração de mercado, análise das necessidades dos clientes, identificação de novos mercados e no estudo das ações das empresas concorrentes. Vivência nas posições de gerente comercial e gerente de marketing, com excelentes resultados de melhoria de desempenho, aumento significativo do faturamento e visibilidade de marca no mercado nacional. Grande habilidade com planejamento de marketing, ações promocionais (PDV), estratégias de comunicação (elaboração, acompanhamento e avaliação), gerenciamento das mídias sociais e e-commerce.