Tendência

Pesquisa indica que 60% dos consumidores brasileiros já compram de forma híbrida

Publicado em

28/07/2022 14h40

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

Com intuito de aproximar-se ainda mais dos clientes, empresas precisam traçar estratégias de unificação dos diferentes canais de consumo

 

A estratégia omnichannel tem tomado espaço no planejamento dos gestores de empresas nos mais diversos ramos. A comunicação integrada em múltiplos canais é uma excelente forma de aproximação do consumidor, que passou a valorizar esse aspecto, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Um exemplo é a opção de realizar uma compra online e retirá-la na loja física, que permite maior flexibilidade ao cliente sem deixar de fornecer uma única experiência de marca.

 

Seja na loja física, e-commerce, redes sociais ou aplicativos para celular, o consumidor buscará o mesmo padrão de atendimento e relacionamento. Conforme a pesquisa “Omnicanalidade e o futuro do varejo”, realizada pela Social Miner em parceria com a All iN, após se familiarizar com novos canais, o consumidor deseja manter a possibilidade de transitar entre o online e offline, optando por canais de compra alternativos e por uma experiência híbrida. 

 

Dentre as vantagens para comprar na loja física, 46% dos entrevistados apontaram a facilidade de tocar e sentir os produtos. Já para quem compra online, o maior ganho relatado por 48% das pessoas ouvidas pela pesquisa foi a oportunidade de comprar mais barato. 

 

Além disso, o levantamento mostrou que 60% dos consumidores brasileiros já compram de forma híbrida, e 80% consideram que a maior facilidade deste formato de compra é a liberdade para fazer trocas e devoluções dos itens comprados. 

 

No entanto,existe um desafio aos gestores: como seguir integrando as experiências ao cliente nos diferentes canais? Mauricio Romiti, diretor administrativo da Nassau Empreendimentos, explica que o primeiro passo é capacitar a equipe para lidar com a intercambialidade do consumo. 

 

 

“Uma equipe alinhada evita ruídos na comunicação com o cliente. A área de inteligência e tecnologia, por exemplo, precisa estar focada na resolução de eventuais problemas que possam surgir, além de estar sempre atenta a novidades e atualizações que possam melhorar ainda mais a experiência do consumidor. O time precisa embarcar na estratégia, e entender a importância da mesma para o crescimento do negócio”, frisou. 

 

Além disso, Romiti chama atenção para o cuidado com a padronização dos diferentes canais do negócio. 

 

“Para implementar o omnichannel é primordial que se unifique todos os canais. Ou seja, alinhe descontos, promoções, opções de pagamento e entrega, dentre outros. O consumidor precisa sentir que está na sua loja, mesmo quando está à distância, acessando o seu site, por exemplo”, finaliza.

 

Confira também: 

47% das novas empresas abertas no Ceará foram fruto da iniciativa feminina

Brasil é o 1º país no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para decisão de compra

Estudo NIELSEN “Comunidade LGBT+: O que está em foco?” aponta que 61% do público LGBT se sente mais incluído em conteúdos e propagandas