Espaço Nosso Meio

Pesquisa do SVM apresenta análise de hábitos de consumo do cearense no e-commerce e estratégias do varejo

Publicado em

18/11/2021 22h15

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O “Conexão SVM” acontece toda quinta-feira no Espaço Nosso Meio até 16 de dezembro

O Sistema Verdes Mares garantiu mais um happy hour que uniu cerveja e dados no Espaço Nosso Meio. Ananias Gomes, diretor comercial no SVM, e Gabriel Bontempo, gerente da área de e-commerce do Grupo JCC no Ceará analisaram a pesquisa da Kantar Ibope para o SVM, de maio de 2021, sobre o comportamento de consumo do cearense no ambiente digital com foco nos e-commerces. Toda quinta-feira, o Sistema Verdes Mares proporciona um momento valioso de apresentação de pesquisas segmentadas de mercado.

O e-commerce brasileiro cresceu 7,4% na quantidade de pedidos em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que significa 100 milhões de reais em compras no país, sendo o Nordeste a região de destaque no consumo online. Mas para atender o perfil ainda híbrido do consumidor, o varejo deve focar em uma estratégia de canais omnichannel para que o consumidor não sinta diferença entre o online e o ofline.

 

“Entendemos que a verdadeira necessidade do cliente é ter o acesso à compra em qualquer ponto de contato. O fato é que lojas físicas e o e-commerce se complementam no cenário atual. O cliente compra na loja online e vai buscar na loja física, compra no e-commerce e realiza troca no digital… Há uma mistura ainda nesse processo”, ressalta Ananias.

 

Em concordância, Gabriel Bontempo compartilhou sua experiência à frente das vendas no Shopping Iguatemi e os desafios de lançar um marketplace vinculado a um centro comercial já consagrado no cotidiano do cidadão. 

 

“Como comunicar uma opção de compra virtual para o segmento shopping? Nos munimos de uma robusta campanha de divulgação com os principais veículos de comunicação do Ceará, além das redes sociais e mídia out of home. Foram muitas estratégias somadas para abordar esse novo serviço. Agora, meses depois, já estamos com uma abordagem diferente e mais leve, convidando o cliente a passar no marketplace para economizar tempo”, conta Gabriel.

Os especialistas ainda ressaltaram a nova ferramenta de live e-commerce para alcançar de forma assertiva o públio-alvo. A pesquisa de retomada do consumo para 2021 da inteligência de mercado da Rede Globo aponta que 53% dos consumidores que participaram de lives e-commerce acabaram comprando algum produto e 88% afirmam que pretendem participar de lives nessa modalidade no futuro. O representante do SVM apresentou também cases de sucesso, a exemplo da Loteria Aldeota (em parceria com o SVM, a loteria Aldeota conquistou o primeiro lugar em vendas de bolões no Brasil), compartilhando detalhes da estratégia de marketing por trás das ativações junto ao próprio cliente.

Conexão SVM

O projeto Conexão SVM foi iniciado em 2020 com o objetivo de produzir conhecimento e dialogar com o público sobre os mais variados assuntos de interesse social, acontecerá às quintas-feiras no hub de comunicação Nosso Meio, localizado no shopping Jardins Open Mall, visando conectar a indústria e áreas de marketing do Ceará

Programação

Varejo online, setor automotivo, setor imobiliário, educação e economia do Nordeste serão os temas dos encontros. Os palestrantes serão diretores, gerentes e profissionais renomados que atuam nos diversos veículos do SVM. A programação ocorre do dia 11 de novembro ao dia 16 de dezembro, sempre a partir das 18h, no hub Nosso Meio, localizado na Av. Desembargador Moreira, 1011, Aldeota. Aos interessados em participar, os convites serão disponibilizados nas redes sociais oficiais do Espaço Nosso Meio (@espaconossomeio).

 

Confira a programação do Conexão SVM no Espaço Nosso Meio

11/11

O presente e o futuro da mídia

Palestrantes: Arenusa Goulart (Gerente de Marketing SVM) e Ívila Bessa (Diretora

Digital do Diário do Nordeste)

 

18/11

Varejo online: E-commerce para impulsionar vendas

Palestrantes: Ananias Gomes (Gerente de Vendas SVM) e Gabriel Bontempo (Especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais)

 

25/11

Cenário e perspectivas para o setor automotivo

Palestrantes: Marina Leitão (Gerente de Novos Negócios SVM ) e Victor Ximenes (Especialista e Colunista do produto Negócios no Diário do Nordeste)

 

02/12

Oportunidades e tendências no setor imobiliário e materiais de construção

Palestrantes: Lívia Medeiros (Gerente de Vendas SVM) e Patriolino Dias (Presidente do Sindicato da Indústria e Construção Civil – Sinduscon)

 

09/12

Educação em movimento

Palestrantes: Tayro Mendonça (Gerente Planejamento de

Vendas SVM) e Karine Zaranza (Editora de núcleo do Diário do Nordeste)

 

16/12

Economia do Nordeste: “A economia que transforma”

Palestrantes: Erick Picanço (Diretor Comercial e Marketing SVM) e Gustavo Bortoli (Diretor de Jornalismo SVM).

 

Você encontra a programação dos 45 dias nos perfil oficial do Espaço Nosso Meio (@espaconossomeio). Siga também nossas outras redes sociais:

Instagram: @nossomeio

LinkedIn: linkedin.com/company/nossomeio

Facebok: facebook.com/nossomeio

Twitter: @nossomeio

Canal no Youtube