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Perfil do profissional de comunicação 2021

Publicado em

18/01/2021 11h10

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Opinião

 

Os impactos provocados pela pandemia de Covid-19, em 2020, abriram mais espaço para os profissionais de comunicação, que passaram a assumir um papel de destaque ao contribuir para o gerenciamento da crise. Comunicar-se de forma correta, ética, ágil e consistente tornou-se fundamental para garantir a credibilidade das informações transmitidas.

 

Além disso, 2020 foi um ano onde as relações interpessoais e as profissionais sofreram muitas transformações, provocando no mercado novas expectativas quanto ao perfil dos profissionais de uma forma geral. Aqui, iremos nos ater aos profissionais da comunicação, uma vez que a nossa reflexão também ressalta a sua importância de forma especial neste momento.

 

Num cenário onde as informações surgem e mudam com muita rapidez, o profissional deve apresentar um perfil ágil, adaptável, focado em soluções criativas e inovadoras, antenado aos acontecimentos do contexto em que atua, com habilidades para utilizar e se posicionar nas diversas mídias, redes sociais, plataformas, aplicativos, comunicando informações capazes de agregar conhecimento e, ao mesmo tempo, entreter e engajar os leitores, utilizando técnicas como Storytelling, WordPress, Copywriting, além de equilibrar comunicação virtual e presencial.

 

Torna-se relevante, também, a capacidade analítica para interpretar dados e não apenas ler os números que as redes sociais podem nos oferecer, a fim de acompanhar o retorno dos investimentos realizados em comunicação. Integrar os mundos on-line e off-line, conseguindo assim desenvolver uma comunicação capaz de impactar os diversos tipos de leitores/consumidores.

 

Diante desse contexto, é essencial para o profissional se movimentar, estudar, fazer cursos na sua área de atuação, manter-se ativo na busca por novos conhecimentos, a fim de adquirir conteúdo relevante para uma comunicação envolvente e criativa. Vale ressaltar que não podemos esquecer das soft skills, que vão além da aquisição de novos conhecimentos e domínios de ferramentas tecnológicas. Agir com maturidade, empatia, ter resiliência, saber trabalhar em equipe e se relacionar com as pessoas, desempenhar suas atividades com responsabilidade, foco e ética, saber gerir seu tempo e suas tarefas, continuam a fazer parte do perfil ideal de profissionais, tão procurado no mercado.

 

Alyne Deyse

RH Advance Comunicação. Profissional graduada em Psicologia pela UNIFOR em 2004, com MBA em Gestão Estratégica de RH pelo IBMEC em 2012. Apresenta Formação em COACHING Integral e Sistêmico pela FEBRACIS, também em 2012, e Certificação Avançada em DISC pela ETALENT, concluída em 2018. Experiência de mais de 15 anos na área de gestão de pessoas, assumindo cargos gerenciais, facilitando grupos de trabalho, intermediando conflitos, realizando uma atuação estratégica e sistêmica.