Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

Painel da fotografia cearense contemporânea será lançado nesta quarta-feira (31)

Redação

O site do painel da Fotografia Cearense Contemporânea estará no ar a partir de 31 de março, quarta-feira. O espaço abrigará obras de 120 fotógrafos cearenses e residentes no Ceará há pelo menos cinco anos, com propostas individuais ou coletivas. A seleção foi feita por uma comissão constituída de profissionais com reconhecida trajetória no campo da fotografia.

 

O projeto Painel da Fotografia Cearense Contemporânea 2020 é apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal Aldir Blanc – 14.017/2020 e tem o propósito de promover autores e suas obras por diferentes meios e cenários, a exemplo da criação de uma plataforma virtual. A ideia é que esse mapeamento possa abrir caminhos para oportunidades futuras de intercâmbios, organização de exposições, livros/catálogos, edição de vídeos e documentários, entre outros produtos que possam dar visibilidade à produção fotográfica do Ceará.

 

“Nós temos no Ceará um legado de grandes mestres e uma referência para o Brasil como um Estado que tem expoentes nessa linguagem, como Chico Albuquerque, entre outros vários fotógrafos. Eles foram construindo uma referência no Brasil inteiro para uma produção potente e que traz uma certa referência do Ceará como um ambiente em que se produz e se faz veicular trabalhos nessa área”, diz Patrícia Veloso, organizadora do painel.

 

A curadoria visa expor e projetar as obras dos fotógrafos, bem como reunir e documentar a produção fotográfica cearense recente. O Painel também homenageia Angela Moraes, Jacques Antunes, Jarbas Oliveira, José Albano, Leomar Sousa, Marcos Guilherme, Maria Rosa, Mauri Melo, Mestre Júlio e Nelson Bezerra, nomes indicados pelo público pela trajetória de mais de 40 anos dedicados à fotografia.

 

Foi realizado também um seminário sobre a fotografia brasileira e latinoamericana no momento atual com convidados e um podcast com fotógrafos participantes do Painel, produzido a fim de compartilhar processos de criação dos artistas.

*Texto enviado pela Vogal Assessoria

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp