Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

Painel da fotografia cearense contemporânea abre convocatória para seleção de 120 fotógrafos

Redação

Além de mapear a produção fotográfica no Ceará, a proposta busca ampliar novos talentos e homenagear nomes já consagrados. Inscrições vão até o próximo dia 10/02.

 

O painel da Fotografia Cearense Contemporânea abre chamada virtual para selecionar 120 fotógrafos, entre profissionais e amadores, cearenses e residentes no Ceará há pelo menos cinco anos, com propostas individuais ou coletivas. A temática é livre, e o trabalho, não necessariamente inédito, deve ter sido produzido nos últimos cinco anos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o próximo dia 10/02 pelo site www.painelfotoceara.com.br ou acessar o link pelas redes sociais (Instagram e Facebook) do Painel. O resultado da seleção será divulgado no dia 18/02, também no site.

 

A iniciativa tem o propósito de promover autores e suas obras por diferentes meios e cenários, a exemplo da criação de uma plataforma virtual. A ideia é que esse mapeamento possa abrir caminhos para oportunidades futuras de intercâmbios, organização de exposições, livros/catálogos, edição de vídeos e documentários, entre outros produtos que possam dar visibilidade à produção fotográfica do Ceará.

 

Os interessados irão submeter seus trabalhos à apreciação de uma comissão de seleção que será constituída por profissionais com reconhecida trajetória no campo da fotografia. São eles: Silas de Paula (CE), Patricia Veloso (CE), Keli Pereira (CE), Lívia Aquino (SP), Isabel Gouvea (BA), Carlos Carvalho (RS) e Alexandre Sequeira (PA).

 

O site www.painelfotoceara.com.br, idealizado pelo projeto, abrigará as imagens após análise da comissão de curadoria e terá a função de expor e projetar as obras dos fotógrafos, bem como reunir e documentar a produção fotográfica cearense recente. O projeto prevê ainda a organização de um seminário on-line com participação de convidados para discutir a fotografia contemporânea no Brasil e na América Latina. Para ampliar o alcance do conteúdo do Painel, um podcast com a participação de fotógrafos será produzido a fim de socializar processos de criação dos artistas. As atividades serão gravadas e veiculadas no site.

 

A 1º edição desse projeto foi realizada em 2004 e contemplou 70 fotógrafos com apresentação de portfólios em formato de DVD multimídia. Após quase 17 anos, a ideia da nova proposta é atualizar e ampliar esse panorama da fotografia no Ceará, com base no que de mais relevante foi produzido nos últimos cinco anos, compreendendo a diversidade de interesses artísticos e estéticos dos autores e buscando identificar “quem atua nessa arte, o que fazem e como fazem”.

 

O projeto Painel da Fotografia Cearense Contemporânea 2020 é apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal Aldir Blanc – 14.017/2020.

 

*Texto Divulgação

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp