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P de Profissional da Propaganda

Redação

17 de outubro. É dia de celebrar. E de estar atento. E de envolver, de persuadir e de vender, porque o bom profissional de Propaganda, assim mesmo, com P maiúsculo como ciência, não desperdiça nenhuma chance de envolver através da mensagem. 

 

Sem entrar no mérito sobre a diferenciação entre a Propaganda e a Publicidade – até porque nossas universidades, em sua imensa maioria, nos preparam para ambas as frentes,  convido os amigos a refletirem sobre todas as mudanças que temos vivenciado nos últimos tempos. 

 

Talvez seja a nossa área das que mais sofrem os impactos das ondas de inovação, que agora se dão em intervalos cada vez mais curtos, nos forçando a estudar, a se reciclar e até a reinventar nosso formato de atuação constantemente. 

 

Mas se por um lado o cenário é provocador e dinâmico, as ferramentas, hoje, se mostram muito mais disponíveis que antes. Os amigos que já estão nessa jornada há mais de dez anos, certamente lembrarão das dificuldades e dos altos investimentos feitos para que pudéssemos realizar uma pesquisa de mercado, ainda que simples. 

 

Ora, se para sermos assertivos na mensagem precisamos entender o que pensa, e como se comporta o consumidor, imagina ter que criar uma campanha ou mesmo uma peça publicitária sem informação, sem números, sem percepções? Pesquisar é fundamental e hoje dispomos de diversas possibilidades para realizar leituras rápidas por meio de formulários, sem investimento algum. E se há pouco tempo nosso desafio era escolher em que meios nossa mensagem seria comunicada, hoje o desafio está em “mixar” muito bem todos os meios de contato disponíveis ao longo da jornada do consumidor, já que o leque de opções se mostrou muito maior do que achávamos que fosse. 

 

Se para entregar a campanha de um cliente em outros estados era preciso recorrer aos extensos anuários em busca das melhores oportunidades, e então aguardar, ansiosamente, o retorno do contato com o veículo, hoje dispomos de quase todas as informações necessárias em tempo real, e podemos também contar o trabalho de parceiros que residam do outro lado do mundo, sendo tudo isso oportunidade para o nosso meio. 

 

Estejamos atentos, pois nosso papel na construção de marcas, trazendo resultados positivos para as organizações, tem um mundo de possibilidades pela frente e o essencial é imutável: propagar boas e originais ideias, que sejam conectadas com os objetivos do negócio e atinjam, em cheio, o coração do consumidor. 

 

Camila Coutinho 

Consultora de Marketing, fundadora da Nexum, palestrante e professora universitária.

 

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