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Omnichannel: a estratégia de comunicação e vendas que vem com tudo na era pós-pandemia

Publicado em

30/12/2020 08h00

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Opinião

 

Em um ano tão desafiador como 2020, se tem uma lição que o período de isolamento social causado pelo novo coronavírus já deixou, sobretudo no campo dos negócios, esta lição é: pulverize a sua comunicação e nunca coloque todos os ovos de sua estratégia de vendas na mesma cesta. O que apesar de já ser algo bem possível antes mesmo da pandemia, ainda não é a realidade vivida pela maioria das empresas.

 

Pesquisa inédita realizada pela Fortics, que é especialista em comunicação automatizada e soluções omnichannel, revela que mais de 95% da distribuição de mensagens realizadas pelos seus clientes concentram-se no WhatsApp. O que é uma ótima notícia, visto que, segundo dados oficiais, o aplicativo é utilizado por cerca de dois bilhões de pessoas em mais de 180 países.

 

Para se ter uma ideia da relevância desse segmento, principalmente na era pós-pandemia, ainda segundo pesquisa da Fortics a quantidade de mensagens trocadas em setembro deste ano entre empresas e clientes cresceu 68% na comparação com o mês de janeiro.

 

Agora imagine se essas empresas aproveitassem esse crescimento no número de trocas de mensagens instantâneas para expandir os seus serviços rumo a canais como Webchat, Telegram, Messenger e Instagram, por exemplo. Com certeza, o alcance do público também teria um aumento.

 

No mundo hiperconectado em que vivemos, a maneira como uma empresa se comunica com seu público é cada vez mais importante e pode fazer toda a diferença.

 

Este novo cenário une negócios de diferentes perfis em torno do mesmo desafio: atender às expectativas do consumidor mais exigente de todos os tempos, o consumidor digital.

 

Como sua empresa tem se preparado para isso? Será que seus clientes estão sendo atendidos como eles esperavam?

 

Seja como for, sabemos que essa tarefa não é fácil. Afinal, o mundo digital muda a todo momento, e atender às expectativas já não é o bastante. Agora é necessário superá-las.

 

E para conseguir tal feito, a estratégia mais importante é estar onde seus clientes estão, oferecendo uma comunicação automatizada, que mantenha o lado humano do atendimento e garanta a praticidade tão valorizada em um momento no qual tudo e todos estão sempre conectados.

 

Praticidade é o que faz do smartphone o dispositivo preferido entre os brasileiros, e faz o WhatsApp ser, mais do que um aplicativo de comunicação popular, o meio que possui a maior taxa de resolutividade entre todos os outros.

 

Sendo assim, a palavra de ordem é investir, cada vez mais, em conveniência, aderindo não só à automação do próprio WhatsApp, mas de outros canais que possam vir a complementar e aprimorar os serviços prestados.

 

Aprendamos, portanto, com o passado e presente a nos precaver dos riscos inerentes a uma era de transformação constante, na qual se sairá melhor quem souber se antever a mudanças e diversificar, constantemente, sua atuação em um mercado na qual a comunicação vem rendendo não só grandes discussões, como oportunidades infinitas de crescimento.

 

 

 

Francisco Pinheiro Neto

CEO da Fortics. Otimiza relacionamentos – empresas e clientes – usando a transformação digital no atendimento omnichannel com bots, IA, agentes humanos, etc. para gerar conveniência ao consumidor 4.0.