O RH e o MKT na construção de marcas fortes

Publicado em

06/05/2022 10h29

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A velocidade com que os cenários têm mudado vem instigando um novo olhar sobre a nossa atuação junto aos negócios, e dos negócios para com a sociedade de modo geral. Mudança provocada não só pelo ritmo, mas também pela complexidade que envolve os contextos em que pessoas e empresas estão inseridas. Nesse sentido, compreendendo Branding como sendo um processo de construção de marca, num terceiro e mais avançado estágio desse caminho há o entendimento de que, na esfera da comunicação, esta precisa ser capaz de engajar; já a marca, deve ser guiada por um propósito claro e a organização como um todo precisa contemplar o ecossistema no qual está inserida.

Considerando essas três dimensões, comunicação, marca e negócio, há muita sinergia entre os departamentos de Marketing e RH (ou desenvolvimento humano, usando um termo que reflita melhor essa frente de atuação) e não estamos aqui falando apenas sobre endomarketing ou comunicação interna. Essa inclusive é uma pergunta que costumeiramente me fazem: o endomkt deve ficar com o Mkt ou com o RH? E a comunicação interna, é uma área que fica ligada a quem?

Se entendermos que toda e qualquer pessoa que compõe o ecossistema da marca pode fazer juízo de valor sobre ela, por que os colaboradores de uma organização ficariam fora da mira na construção de reputação positiva? Seja de que porte for o negócio, o trabalho de marca é papel de todos e para todos dentro da empresa. Nos grupos de grande porte, por exemplo, estamos falando às vezes de centenas de profissionais, distribuídos em mais de uma sede, e que precisam ser guiados por um propósito claro para manter-se engajados com o trabalho e engajar também os públicos das redes de relacionamento ao seu redor.

Um bom trabalho de Branding entrega, inclusive, a Cultura Corporativa da organização, compartilhando com todos a visão, missão e valores do negócio, deixando claro pro time como se ganha o jogo. Bem trabalhada e comunicada, da porta para dentro a cultura corporativa mantém a chama acesa, alinha os objetivos entre as diferentes áreas, instiga o sentimento de pertencimento e traz personalidade para o ambiente. Já dizia um famoso dito popular que “só se pode vender a ideia que se compra” ou, em outras palavras, é preciso primeiramente acreditar numa promessa, numa entrega, para então “vendê-la” a alguém. Independentemente do segmento de atuação, o colaborador deve ser capaz de advogar em favor da marca, comunicar seus diferenciais, sua promessa de venda.

Da porta para fora, esse trabalho auxilia o RH a identificar os perfis com mais sinergia e alinhamento para com a organização e também a atrair talentos de peso, que admirem a sensação que determinada marca enquanto negócio transmite.

Esse trabalho envolve todos os profissionais da empresa mas é, sobretudo, uma dobradinha sensacional entre o Mkt e o RH. Esteja sob a responsabilidade de uma área ou outra- isso vai depender do modelo de cada organização, seus recursos, contexto, necessidades etc., ambas podem e devem explorar essa sinergia com a certeza de que trará bons e duradouros frutos.

 

Camila Coutinho

Nexum – Marketing e Estratégia

Publicitária, Especialista em Marketing e Mestranda em Administração, atua há 21 anos no mercado, tendo exercido gestão de pessoas Brasil afora nos últimos 16, acumulando experiências executivas e consultivas em empresas de pequeno, médio e grande portes nas áreas Comercial e Marketing, dos setores industrial e de serviços.

Nessa jornada, exerceu participação ativa em processos de transformação, liderando frentes de inovação, com destaque para a estruturação de novas áreas e projetos estratégicos, contribuindo para a Construção, Posicionamento, Reputação e Gestão de grandes marcas nacionais e internacionais, trabalhando ações ATL e BTL, com uso do ferramental de Marketing- Branding, Pricing, Marketing de Conteúdo, PR, Live Mkt, Experiência, Trade Estratégico e Operação Omnichannel, sempre com impactos positivos na última linha. Hoje lidera a Nexum, consultoria de Estratégia e Marketing.

Com forte crença na troca de conhecimentos, atua também como palestrante e docente convidada na pós-graduação da UNIFOR, nos MBAs das áreas de comunicação e negócios.

Camila Coutinho
Consultora em Estratégia, Marketing e Branding e Fundadora da Nexum Mkt e Resultados
Camila atua há 23 anos no mercado, nas áreas Comercial e Marketing, entregando resultados positivos na última linha em empresas de pequeno, médio e grande portes dos setores da Indústria, Serviços e Varejo. Ao longo dessa jornada vem contribuindo para a Construção, Posicionamento, Reputação e Gestão de grandes marcas e projetos Nacionais e Internacionais Brasil afora, trabalhando ações ATL e BTL, com domínio do ferramental de Marketing – Branding, Pricing, Conteúdo, PR, LiveMkt, Experiência e Trade Omnichannel. Hoje lidera a Nexum, Consultoria de Estratégia e Marketing. Com forte crença na troca de conhecimentos, atua como colunista do Nosso Meio, escrevendo a Marketar, é palestrante e também professora convidada na pós-graduação da UNIFOR, nos MBAs das áreas de Comunicação e Negócios.