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O Papel da inteligência de dados e sua importância dentro da comunicação

Publicado em

31/05/2021 12h00

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A era dos dados é uma realidade! Tendo em vista a necessidade de uma estratégia mais completa e baseada em números, profissionais da comunicação perceberam que a abordagem de duas habilidades já antes conhecidas poderiam ser o caminho perfeito para aumentar os resultados: o marketing de conteúdo + a tecnologia de dados.

 

Com o advento da internet e de diferentes inovações, isso se tornou ainda mais acessível. Os padrões de mercado das empresas e, consequentemente, as suas relações se transformam a cada dia. Além de expandir o acesso à informação e a interatividade entre as pessoas, os limites entre marcas e clientes se quebraram, nascendo assim uma nova era para o mercado da comunicação, que consequentemente promove a inteligência de dados.

 

Empresas modernas passaram a usar o big data, uma tecnologia que permite o processamento de uma grande quantidade de informações que trazem volume, variedade, velocidade, veracidade e valor de dados, com alto desempenho e disponibilidade. Com o Big Data, gestores podem entender com mais clareza as tendências e os padrões para organizar sua estratégia de negócios e tomar decisões de modo mais seguro e com maior margem de acertos, uma ciência de dados que torna o trabalho de comunicação mais estratégico e eficiente.

 

Daqui pra frente as empresas devem priorizar cada vez mais uma cultura de análise de dados, em que as equipes são formadas para atuarem direcionadas por dados e, com diferentes capacidades analíticas, promovendo campanhas de sucesso baseadas em inspirações geradas a partir dos mesmos. Dar o primeiro passo nesse sentido pode até parecer um grande desafio, porém, não é preciso fazer grandes investimentos para vencer os obstáculos desse novo cenário.

 

É possível começar aos poucos, por meio de uma prática de gestão que prioriza a análise de informações e direciona as estratégias de forma que a inteligência de dados esteja sempre em primeiro lugar. Hoje, nenhuma ação de comunicação de sucesso existe sem o uso de dados.

 

Vivemos em tempos que as marcas devem agir e reagir conforme os movimentos dos concorrentes e de seus consumidores. Ou seja, elas precisam estar constantemente monitorando todas aquelas informações que podem de alguma forma ajudar na construção de soluções de negócio e produtos de comunicação.