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O impacto do design de embalagem no e-commerce

Publicado em

31/05/2021 10h30

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Opinião

 

Experiência. Uma palavra cada vez mais utilizada e cada vez mais desejada pelas marcas e pelo público. Em tempos atuais – e pandêmicos, infelizmente – o contato direto com a marca é por meio digital, seja pelas redes sociais ou nas plataformas de e-commerce. Com isso, a vitrine e gôndola estão mais diversas e na ponta dos dedos do público.

 

O design é uma ferramenta que pode ser utilizada em vários aspectos de uma marca, produto ou serviço. Desde sua concepção, passando pelo seu posicionamento estratégico e identidade visual, seguindo até a ponta do processo como a divulgação, embalagem e rótulos. O design de embalagem é um ponto importante, pois é o contato direto com o consumidor. É fator decisivo para a venda, consumo e experiência de marca.

 

Quantas vezes decidimos comprar ou dar atenção a um produto por conta de seu design?

 

O design de embalagem é muito diverso e está desde o formato de uma bebida até a sacola ou embrulho do seu fast food favorito. Em todos eles, é importante se atentar em qual experiência que a marca está gerando para seu público, ainda mais que pode ser o único contato físico que se pode ter. Cores, texturas, formatos podem fazer com que a experiência seja encantadora e fidelize seu público.

 

Aqui na Miligrama, fizemos um projeto para uma hamburgueria vegana em que o público estava acostumado a consumir marcas que tinham as mesmas cores e se comunicam da mesma forma. Com o design, conseguimos achar um posicionamento que iria diferenciar o negócio dos demais e ajudar o negócio que tinha como proposta ser junk food vegano. Com cores vivas, linguagem bem humorada e ácida, levamos para a embalagem todo o posicionamento da marca. A experiência e as reações foram positivas e repercutem até hoje com frases como “Sanduíche delicioso e até guardei a embalagem de tão linda!”.

 

Para além da experiência, o design de embalagem também tem importância relevante no posicionamento estratégico e na percepção de valor do produto/marca.

 

Juvenal Joaquim

Juvenal Joaquim é sócio e diretor de novos negócios da Miligrama Design. Formado em publicidade e propaganda com MBA em gestão estratégica de marcas. Com a Miligrama, conseguiu reconhecimentos em diversas premiações e exposições nacionais e internacionais, como: Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG, Brasil Design Awards, Bienal Iberoamericana de Diseño – Madrid, entre outras. Trabalha com marcas desde 2012, com passagem por setores de marketing, planner em agência, gerente de projetos num estúdio de animação, consultor e gestor de marcas. Já trabalhou com marcas como: Coca-Cola, VTEX, Abedesign, Beach Park, Jangadeiro, Petrobras, Teachrer’s, Ballantines e SKY.