O futuro pertence às empresas “biônicas”. Como se tornar uma delas?

Publicado em

27/06/2022 10h00

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Um estudo realizado pela consultoria Boston Consulting Group (BCG) concluiu que o futuro pertence às empresas “biônicas”. Certo, mas o que significa ser uma empresa “biônica”?

 

Tenho certeza que quando você leu aqui o termo “biônico”, logo, lembrou de filmes de ficção científica. É certo que o termo tem relação com a tecnologia. Mas não é só isso.

 

Empresas “biônicas” são empresas que conseguem combinar o talento humanos com a tecnologia. São empresas que se transformaram digitalmente e que possuem pessoas capazes de pensar com flexibilidade, se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e aprender coisas novas. Essas pessoas também precisam saber trabalhar colaborativamente, ter senso crítico e ser criativas.

 

A grande questão é que, de acordo com outro estudo realizado também pela BCG, somente 30% das empresas conseguem se transformar digitalmente com sucesso. Se para ser uma empresa “biônica” é preciso somar a transformação digital com pessoas capacitadas para impulsionar a inovação, a vantagem competitiva dos negócios, o crescimento, a eficiência e a resiliência, logo esse título de empresa “biônica” fica ainda mais raro de ser concedido a uma empresa.

 

Mas não desista por aqui.

 

Já existe um ganho em você saber o que faz uma empresa ser sustentável e competitiva no futuro. Agora, é pensar em como você dará os primeiros passos no caminho para ser uma empresa “biônica”, ou seja, os passos em prol da união da tecnologia com as pessoas capacitadas na sua empresa.

 

Ah, e vale ressaltar que a tecnologia é fundamental, mas as pessoas são essenciais e indispensáveis. As pessoas sempre serão a essência da empresa. A tecnologia é facilitadora e as pessoas são diferenciais.

 

Então, busque desenvolver logo uma cultura que valorize as pessoas, caso a sua empresa ainda não tenha. Também pense na área de RH como uma área estratégica dentro da sua organização.

 

Em síntese: valorize as pessoas, invista no desenvolvimento e na qualificação dos seus talentos. Tenha as pessoas certas ao seu lado, pois são as pessoas que geram valor superior e esse valor superior se transforma em resultados mais sólidos e sustentáveis para os negócios.

 

Outra dica que dou é: tenha líderes que possuam um propósito e uma abordagem voltada para ESG, que consiga engajar, comunicar e alinhar a equipe em torno desse propósito.

 

Por fim, Empresa “biônicas” estimulam uma cultura que promove a inovação, personalizam as experiências do cliente, são fundamentadas em dados, aprimorando os processos e desenvolvendo novas ofertas para o mercado.

 

 

Neste espaço, quinzenalmente e sempre às segundas-feiras, Céu Studart e Thiago Baldu da Desencaixa Inova trarão reflexões, inquietações e orientações sobre futurismo e adaptabilidade.

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Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.