Tendência

Novo estudo da ABB sobre transformação industrial revela relação crítica entre digitalização e sustentabilidade

Publicado em

22/04/2022 10h15

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

A ABB divulgou as conclusões de um novo estudo global que ouviu líderes de negócios e tecnologia sobre o processo de transformação industrial, analisando a interseção entre digitalização e sustentabilidade. O estudo, “Billions of better decisions: o novo imperativo da transformação industrial”, examina a crescente adoção da Internet das Coisas Industrial (IoT) e seu potencial para melhorar a eficiência energética, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover mudanças. O objetivo da nova pesquisa da ABB é estimular a discussão na indústria sobre oportunidades para alavancar a IoT Industrial e capacitar empresas e trabalhadores a tomarem melhores decisões que podem beneficiar tanto a sustentabilidade quanto os resultados dos negócios.

 

“As metas de sustentabilidade são cada vez mais determinantes para o valor comercial, mas também para a reputação das empresas. As soluções de IoT industrial estão desempenhando um papel cada vez mais importante para ajudar as empresas a realizarem operações seguras, inteligentes e sustentáveis”, disse Peter Terwiesch, presidente da área de negócios de Process Automation da ABB.

 

O estudo, encomendado pela ABB, descobriu que a “competitividade do futuro” de uma organização é o maior fator – citado por 46% dos entrevistados – no aumento do foco da indústria na sustentabilidade. No entanto, enquanto 96% dos líderes globais veem a digitalização como “essencial para a sustentabilidade”, apenas 35% das empresas pesquisadas implementaram soluções de IoT industrial em escala. Essa lacuna mostra que, embora muitos dos líderes industriais de hoje reconheçam a importante relação entre digitalização e sustentabilidade, a adoção de soluções digitais relevantes para permitir melhores decisões e atingir metas de sustentabilidade precisa acelerar em setores como manufatura, energia, edifícios e transporte.

 

Mais aprendizados importantes do estudo

  • 71% dos entrevistados relataram maior prioridade dada aos objetivos de sustentabilidade como resultado da pandemia
  • 72% disseram que estão “um pouco” ou “significativamente” aumentando os gastos em IoT industrial devido à sustentabilidade
  • 94% dos entrevistados concordaram que a IoT Industrial “possibilita melhores decisões, melhorando a sustentabilidade como um todo”
  • 57% dos entrevistados indicaram que a IoT Industrial teve um “efeito positivo significativo” na tomada de decisões operacionais
  • A percepção de potencial vulnerabilidade de segurança cibernética é a principal barreira para melhorar a sustentabilidade por meio da IoT industrial

 

Cenário ganha-ganha com a IoT Industrial

Com 63% dos executivos pesquisados concordando que a sustentabilidade é boa para os resultados de sua empresa e 58% também concordando que ela agrega valor comercial imediato, fica claro que a sustentabilidade e as prioridades tradicionais dos esforços da Indústria 4.0 – velocidade, inovação, produtividade, eficiência, foco no cliente – estão cada vez mais interligados, abrindo cenários de ganho mútuo para empresas que buscam impulsionar a eficiência e a produtividade ao mesmo tempo em que avançam no gerenciamento das mudanças climáticas.

 

“A Agência Internacional de Energia estima que a indústria seja responsável por mais de 40% das emissões globais de gases de efeito estufa hoje”, disse Terwiesch. “Se quisermos alcançar objetivos climáticos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Acordo de Paris, a indústria precisa implementar soluções digitais como parte de suas estratégias de sustentabilidade. Adotar essas tecnologias em todos os níveis – da sala da diretoria ao chão de fábrica – é fundamental, pois cada membro da força de trabalho industrial pode se tornar um melhor tomador de decisões quando se trata de sustentabilidade.”