Espaço Nosso Meio

Nosso Meio, CUFA Brasil, Bolero Comunicação e Fundação Dom Cabral firmam parceria de cunho social

Publicado em

27/11/2021 21h02

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Mães da Favela, BemBom e Movimento Pra>Frente foram os projetos que abrilhantaram a programação da sexta-feira (26) no Espaço Nosso Meio. As iniciativas sociais da CUFA Brasil, Bolero Comunicação e Fundação Dom Cabral, respectivamente, foram ovacionadas pelo público, que se comoveu com as histórias de transformação de vidas. O resultado do painel que reuniu Preto Zezé, André Mota e Valdemar Barros, representantes das ações apresentadas, foi uma parceria inédita para garantir o beneficiamento de pessoas em vulnerabilidade social no Ceará. O Nosso Meio também aderiu ao movimento de cooperação: o valor comercial da próxima edição do tabloide impresso do Nosso Meio será destinado à comunidade e o conteúdo será desenvolvido por jovens das favelas.

 

A solidariedade costurou as potentes falas da noite. Com focos em diferentes setores –  movimentos sociais, comunicação e educação – os convidados demonstraram os resultados das nobres iniciativas que geram impacto positivo sobre milhares de pessoas. O fundador do Nosso Meio, Fernando Hélio Martins Brito, finalizou a ocasião articulando a colaboração do veículo com os três participantes: “Este foi, sem dúvida, a concretização da proposta do Espaço Nosso Meio quando decidimos inaugurar o local. Criar conexões, produzir e difundir conhecimento e inovar o mercado, sempre com responsabilidade social”, ressalta.

Mães da Favela

O Projeto Mães da Favela, criado pela CUFA, nasceu com o objetivo de levar renda para o maior número possível de mães moradoras desses territórios. O objetivo é auxiliar todas as mães “solo” que vivem nas favelas dos 17 estados do Brasil e do Distrito Federal, que estão enfrentando todos os impactos da crise da COVID-19.

Como são feitas as doações para o projeto?

As doações são feitas pelo seu site oficial (www.maesdafavela.com.br) e pelo aplicativo PicPay pelo @CUFA.

A doação, seja de pessoa física ou jurídica, é realizada por meio de uma transferência da conta do doador na plataforma para a conta da CUFA, que, por sua vez, recebe os valores e faz sua distribuição para as mães que estão mais vulneráveis entre as vulneráveis.

 

A CUFA é uma organização brasileira com mais de 20 anos de atuação social em territórios de favela e periferia, por meio de projetos culturais, artísticos, esportivos, educacionais e de responsabilidade social. A CUFA está presente em diversas favelas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. É uma instituição premiada nacional e reconhecida internacionalmente por suas ações e projetos. Entre os prêmios, consta um concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, um dos principais objetivos da CUFA é ser um vetor de promoção de integração e inclusão social, de potencialização das populações das favelas, bem como de sua integridade simbólica e física.

 

Loja BemBom

Com o intuito de minimizar a fome de famílias cearenses em estado de vulnerabilidade social, o projeto colaborativo reuniu 64 indústrias cearenses e empresas locais do ramo da gastronomia para desenvolver uma inédita linha de produtos a serem vendidos, com 100% do valor convertido em doações. A Bolero Comunicação é a agência que assina os projetos do Iguatemi Fortaleza há quase 5 anos. 

As indústrias doaram os insumos e as empresas criaram receitas exclusivas e produziram doces, biscoitos, sorvetes, cookies e pudins, exclusivamente para o espaço. Já as 5 marcas responsáveis pela criação das receitas, literalmente, colocaram a mão na massa para fabricar doces recheados de criatividade com cunho social. A loja fica localizada em frente à Praça da Expansão e estará aberta para a venda de produtos até o final do ano.

O Espaço Nosso Meio está com um ponto de venda de produtos da BemBom. 

 

Movimento Pra>Frente

A Barros Soluções em Gestão é o associado no Ceará e no Rio Grande do Norte da Fundação Dom Cabral (FDC), instituição de ensino eleita uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times (edição 2020), apresentaram na quinta-feira (21), na capital cearense, os resultados do primeiro ano do Pra>Frente, iniciativa de apoio ao empreendedorismo social da FDC que surgiu em 2020 para amenizar o impacto da pandemia nos empreendedores populares de todo o país. Além disso, a ocasião visou prospectar empresas e novos apoiadores para a causa. 

 

A primeira etapa do projeto transformou a vida de mais 800 pessoas em 9 meses, sendo 602 empreendedores populares e 200 voluntários. Agora, com a nova ferramenta do Pra>Frente Play, o objetivo é capacitar 5.500 pessoas, gerando desenvolvimento econômico por meio da educação em Gestão e Empreendedorismo. 

 

A iniciativa vem sendo viabilizada com o apoio de dois tipos de parceiros: as organizações sociais e as empresas que patrocinam o projeto. As organizações da sociedade civil indicam o empreendedor que tem o perfil adequado para participar do projeto e as empresas e empresários apoiam a capacitação dessas pessoas por meio de contribuição financeira e/ou mentoria voluntária. Assim, além dos especialistas da FDC, o projeto conta com “decoladores”, que são esses mentores que oferecem apoio psicossocial, dando suporte com novas ideias, compartilhando experiências e acompanhando a evolução dos resultados. Hoje, já existem 60 decoladores envolvidos. 

Interessou-se e deseja participar na categoria empreendedor popular?

As Inscrições podem ser feitas diretamente pelos empreendedores populares por meio das redes sociais do Pra>Frente e pelo site: https://lnkd.in/e55gTKZY.

Quer contribuir como decolador? Envie um e-mail para prafrente@fdc.org.br.

Muitas vidas podem ser transformadas com seu apoio!