Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

Nosso Meio apresenta 10 podcasts cearenses

Redação

A vida movimentada tem exigido muito das pessoas, cada vez mais estão sem tempo para executar suas tarefas e com menos tempo para fazer mais coisas. Quando falamos de consumo de conteúdo, isso também é verdade. A cada dia que passa temos mais conteúdo para consumir e menos tempo para isso e o podcast vem para ajudar a aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. Isso acontece pela facilidade que é apenas dar um play e ouvir o conteúdo, seja no carro, no ônibus, na academia, durante o jantar e assim por diante.

 

O Nosso Meio separou 10 podcasts cearenses para você conhecer, confira:

 

1. CarameloCast

Comandado por Eugênia Cabral, Paulo Junior e Morena Garcia, o CarameloCast existe desde 2017 e fala sobre comunicação, design e criatividade da agência Caramelo Comunicação. Produzido mensalmente com discussões sobre o mercado de comunicação e economia criativa no Ceará e no Brasil. Está disponível no site da Caramelo, Spotiy e Soundcloud.

 

2. SerifaCast

Um podcast criado para contar bastidores da notícia, apuração de reportagem e conteúdos para além da pauta jornalística. Depois, evoluiu para além do jornalismo, com a preocupação de não ser acadêmico, teórico ou comercial. Atualmente, o SerifaCast ampliou o escopo para trazer entrevistas, histórias e personagens relevantes nas suas áreas. Criado em 2016 pelo jornalista e especialista em marketing digital, Andreh Jonathas, o podcast é exibido quinzenalmente e está disponível no site, Spotify, Deezer e Stitcher. Confira aqui!

 

3. Esticando a Baladeira

Formado por quatro professores: Jorge Godoy, Edmilson Miranda Junior, Leandro Maciel e Eugênia Cabral. O Esticando a Baladeira é um laboratório cearense que investiga elementos do universo criativo. Discute pensamentos complexos em diversas áreas do conhecimento, como o design, a arte, a comunicação, a história, a inovação e os negócios. O nome é uma metáfora para o método do podcast: esticar o pensamento®. Associam os movimentos de “esticar a baladeira” com o movimento de forçar conexões entre os conceitos estudados e a prática criativa. Além disso, “esticar a baladeira” é uma expressão cearense próxima de “forçar a barra”. De forma bem humorada, o podcast força conexões e relações entre diferentes teorias e referências da cultura pop e do mercado criativo. Disponível em todas as plataformas digitais,

 

4. As Cunhãs

Podcast semanal sobre política cearense e sobre coisas da vida, comandado pelas jornalistas Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Bossato. Criado em 2020, toda terça-feira “As Cunhãs” exibe um novo episódio. Com discussões sobre o que acontece na cidade e sobre os assuntos em alta, as jornalistas abordam as temáticas com muito humor e didática. Disponível no Spotify.

 

5.Chá com Rapadura

Cinco amigas cearenses emigraram para a Inglaterra e decidiram gravar um podcast sobre as situações inusitadas que vivenciam e observam. Produzido por Cintia Bailey, Brena Collyer, Thais Lima, Taianá Maia e Riviane Araujo; uma comunicadora, uma full-time-mum, uma guia turística, uma cientista e uma childminder, respectivamente. Com pouco mais de um ano, já são mais de 35 mil acessos na página oficial e até fã-clube com direito a grupo de conversa no Telegram. O podcast virou um dos mais queridos do Ceará.

 

6. Kilombas

O Kilombas podcast é um projeto criado por mulheres negras voltado para a discussões de assuntos atuais com o viés étnico e racial. Toda semana é postado episódios novos sobre assuntos que vão desde discussões políticas até consumo consciente, gênero, feminismo, cultura e literatura. Comandado pelas jornalistas Alice Sousa, a Letícia Feitosa e Leíssa Feitosa, o podcast gera debates com pluralidade de vozes sobre a potência da comunidade negra no Brasil. Disponível no Spotify.

 

7. Budejo

Com o mote “Do Cariri para seus ouvidos”, o podcast é produzido por Luan Alencar e aborda diversos assuntos do Cariri e do mundo. De memes, dicas gastronômicas a discussões sobre política, toda semana é postado um episódio novo do Budejo, disponível em todas as plataformas.

 

8. Desculpa o Atraso

Comandado pelo jornalista David Varelo, o podcast nasceu para ajudar as pessoas a encontrarem um motivo para ser um profissional mais leve, mais motivado, mais feliz. Uma profissional que encara desafios de frente, com ou sem medo. Já nasceu sendo um programa com histórias de pessoas reais que já tiveram seus momentos “hoje não estou muito afim de trabalhar”, mas que também já tiveram os momentos “hoje eu arrasei demais!”. Um programa leve, divertido e com profundidade sobre profissionais reais, sobre aquela pessoa que sente, briga, desanima, desiste, levanta, conversa, erra, acerta. Conheça!

 

9. Zuadentos

Os cearenses Andréa Nunes, Jair Castro e Felipe Luz compartilham com muito bom humor sobre informações, regionalismo viagens, histórias engraçadas, cultura pop e dicas. Criado em 2020, o Zuadentos Podcast conta com rede social no instagram e está disponível em todas as plataformas digitais.

 

10. Trilogia Podcast
Thiago Mendes, Gilberto Sales e Victor Matos criaram o Trilogia Podcast para discutir de maneira descontraída sobre os mais variados temas. Semanalmente os episódios abordam assuntos relacionados à política, futebol, cinema, ciência, cultura, temas polêmicos e outros de relevância. Contam com participação de convidados para enriquecer o debate. Conheça!

 

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp