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NM2Business: palestra de encerramento destaca cultura empresarial centrada no cliente

Publicado em

10/08/2022 19h24

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O último dia do encontro corporativo trouxe transmissão ao vivo com Érica Bamberg e Nelson Gurgel

Já não é mais novidade que garantir a satisfação do consumidor é a principal chave para o sucesso de uma marca. Tendo em vista um mercado competitivo, muitas empresas estão investindo no Customer Centricity – estratégia de planejamento focada no sucesso do cliente e aumento da fidelização.

 

 

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Essa foi a temática principal da palestra de encerramento do NM2Business (Nosso Meio to Business), apresentada pela Consultora de Estratégia e Planejamento em Marketing e professora da Fundação Dom Cabral (FDC), Érica Bamberg, e pelo Diretor de Marketing Ibyte, Nelson Gurgel. O momento foi proporcionado pela Barros Soluções em Gestão, associado da FDC nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.

 

 

O que a gente precisa repensar na nossa forma de conduzir o nosso negócio? Quais são as fragilidades? Essas foram as provocações iniciais da professora de Estratégia e Marketing da Fundação Dom Cabral. Em resposta, especialista sinalizou que muitas empresas justificam o fracasso pela perda do sonho grande, do medo de errar e inovar, da dificuldade nas tomadas de decisões e falta de escuta do cliente.

“Se o cliente não estiver representado no momento de tomadas de decisões não há acordo”, explica Érica Bamberg.

Alguns passos são fundamentais para entender a forma de impactar os nossos clientes e trazer a cultura do cliente como centro. A Consultora de Estratégia e Planejamento em Marketing cita seis desses:

1. Propósito massivo e transformador (as pessoas não compram o que você faz e sim porque você faz);
2. Sonho grande com novos horizontes de crescimento;
3. Foco e escuta ampla (entenda quais são as dores ainda não resolvidas);
4. Escolhas, a nossa estratégia (entrega de valor e entender a jornada do cliente);
5. Times apaixonados e integrados (envolver o colaborador nos processos da organização);
6. Liderança patrocinadora (papel e responsabilidade das lideranças bem definidas).

“Quando a gente traz a voz do cliente nas reuniões o resultado tem outra organização. Estabelecer novas premissas é fundamental. As decisões precisam considerar o cliente, a sua jornada precisa ser um ritual da empresa e todos que a compõem são responsáveis por ele. Este é o legado que queremos construir”, complementa Érica.

Nelson Gurgel, Diretor de Marketing Lojas Ibyte, finalizou a apresentação frisando sobre a importância dos testes, durante o planejamento estratégico e planos de ações da empresa, além do envolvimento das equipes multidisciplinares.

“É muito importante definir as entregas de curto prazo. As metodologias ágeis ajudam nisso. É aí que você vê as coisas acontecendo. Precisamos dessas entregas curtas para entender e alcançar os resultados de curto prazo, inicialmente. Tudo isso para, no objetivo final, conquistar sorrisos diários”, conclui Nelson Gurgel.

 

 

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