Tendência

Nestlé lança primeiro livro de receitas produzido com a ajuda de Inteligência Artificial

Publicado em

18/05/2023 16h28

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Protagonizado pela personagem virtual de Leite Moça, “Doçuras da Moça” é o primeiro conteúdo produzido para o consumidor final com a utilização do chat GPT

 

Fruto de testes e experimentações de novas tecnologias, que integram a jornada de transformação digital da Nestlé, o livro Doçuras da Moça foi desenvolvido com auxílio do ChatGPT e conta com 10 receitas testadas por culinaristas da companhia. Protagonizado pelo avatar virtual da marca Leite Moça, a Moça, todo o conteúdo possuem o tom de voz da personagem e é o primeiro produto desenvolvido pela inteligência artificial para os consumidores Nestlé.

 

O material foi desenvolvido em uma parceria entre as áreas de Business Transformation e Receitas Nestlé. Segundo Denis Chamas, gerente sênior de inovação e novos negócios da companhia, seu time iniciou o estudo para entender os limites das plataformas de inteligência artificial disponíveis, considerando que o uso de dados confidenciais e detalhes de negócios estavam fora do escopo e já protegidos pelo Laboratório de Dados da Nestlé.

 

“Buscamos encontrar uma solução aplicável, criativa e versátil que permitisse benefícios à Nestlé e seus consumidores, sem esbarrar em problemas e bloqueios de confidencialidade e que tivesse um fator convidativo, como o fato de você poder experimentar algo elaborado pela inteligência artificial, mas preparado por um chef”, complementa Denis.

 

Parte essencial desse processo foi a interação com o ChatGPT para elaboração das receitas. O desafio do projeto foi adaptar a plataforma para conquistar o tom de voz da Moça. Para isso, o time de Business Transformation junto com a Unidade de Negócios do produto Moça identificou as principais características da personagem virtual e desenvolveram um prompt complexo e relacional, desenhado especialmente para o sistema.

 

“A ideia era desenvolver não apenas as receitas, mas um livro que tivesse a entonação da Moça”, explica Denis.

 

Com a definição do prompt, que inserido na plataforma, permite que o usuário converse com a inteligência artificial como se ela fosse a Moça, entrou o trabalho do gerente de conteúdo e culinarista de Receitas Nestlé, Lucas Fabozzi, que foi solicitando a criação de receitas de acordo com sazonalidades ou ingredientes sugeridos. Posteriormente, com as receitas em mãos, foi necessário realizar os testes das receitas, verificando se as propostas enviadas pela ferramenta teriam sentido quando postas à prova na cozinha.

 

“O foco era trazer ingredientes e sabores diversificados para as receitas. E o meu papel foi incluir inputs para as receitas iniciais, testar, direcionar e sugerir melhorias ao programa, mas todas as modificações realizadas foram feitas pela própria plataforma”, relata Lucas.

 

O lançamento do livro com auxílio de inteligência artificial integra a jornada de inovação e transformação digital da Nestlé, que desde 2016 avança e identifica em novas tecnologias uma oportunidade de desenvolvimento de novos produtos e processos.

 

O livro está disponível gratuitamente por meio do link: Link.