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Negros ainda esperam diversidade racial nas campanhas de Marketing

Publicado em

06/12/2020 10h00

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Pesquisa do Twitter indica que 80% dessas pessoas esperam representatividade genuína na publicidade. Somente 12% afirmaram que se sentem muito representadas nas propagandas de forma geral

 

O Twitter realizou uma pesquisa com pessoas pretas e pardas que usam a plataforma no Brasil mostra um descompasso entre expectativa e realidade: enquanto 80% delas declararam ser necessário haver diversidade racial com representatividade genuína na publicidade e 70% disseram que há mais chance de apoiar ou comprar de uma marca que reflita a diversidade racial em suas campanhas, somente 12% afirmaram que se sentem muito representadas nas propagandas de forma geral.

 

As principais expectativas em relação aos anunciantes são exibidas no levantamento: 62% disseram que gostariam de ver as marcas incluírem pessoas negras no desenvolvimento e Marketing de produtos; 57% afirmaram esperar mais representação em campanhas publicitárias; e 54% declararam ser importante que empresas divulguem mais informações sobre a diversidade dos times internos e iniciativas de inclusão. Na sequência estão pontos importantes como mostrar apoio e aumentar a conscientização sobre instituições de caridade focadas em igualdade racial (53%), fazer publicidade em diferentes mídias, tanto online quanto offline, com foco no diálogo sobre raça e racismo (48%) e ser uma porta-voz em apoio à diversidade racial (45%).

 

Para as marcas que desejam seguir esse caminho com legitimidade, a pesquisa traz ideias de como trilhar um caminho que tenha mais aderência com a audiência. Quando perguntadas sobre a forma mais atraente com que as marcas podem participar da conversa e na comunicação relacionadas a inclusão e representatividade racial, a maioria sinalizou a apresentação de histórias e pessoas reais como abordagem preferida (57%), seguida pelo destaque às principais questões a serem discutidas (53%) e por um tom informativo (52%), inspirador (49%) e positivo (46%). Por outro lado, uma abordagem engraçada (22%) ou emocional (31%) teve taxas menores de preferência entre os respondentes.

 

Campanhas

Este ano, muitas marcam apostam em campanhas com representatividade. A campanha natalina da O Boticário teve destaque onde reafirma seu compromisso com equidade racial, provocando reflexões sobre a representatividade e o combate ao racismo.

A iniciativa faz parte da agenda de compromissos da marca em relação à Diversidade, Inclusão e Equidade. Em outubro, deste ano, o Boticário se uniu ao Instituto de Identidades do Brasil (ID_BR) e apresentou o Prêmio “Sim à Igualdade Racial”, que reconhece pessoas e iniciativas que agem intensamente para reduzir a desigualdade racial no país.

A campanha contará com desdobramentos em redes sociais e a participação de influenciadores referências na causa.

Assista ao vídeo da ação: