Movimentos do mercado

Mulheres inspiradoras do nosso meio compartilham rotina e exemplos de determinação

Publicado em

07/03/2021 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data que simboliza a luta das mulheres pelos seus direitos e pelo seu espaço na sociedade. Ao longo dos anos, o mundo presenciou milhares de conquistas femininas, sejam elas sociais, econômicas, culturais ou políticas. E tudo isso graças à força de mulheres inspiradoras que lutaram, e continuam lutando até hoje pelo fim da desigualdade entre gêneros. O 8 de março chega com inspirações e, para isso, o Nosso Meio convidou mulheres que fazem a diferença no mercado, são comunicadoras, líderes, empreendedoras, que compartilharam suas rotinas, desafios e conquistas.

 

Ana Celina Bueno (Sócia-fundadora da Acesso Comunicação e Develop Live)

Minha rotina é insana como a de qualquer mulher empreendedora, dormir tarde e acordar cedo, malhar para segurar a onda da saúde e dar start na rotina. Na maioria das vezes o foco é muito mais no negócio dos clientes do que nos meus, mas credencio a isso nossa trajetória de mais de 20 anos de mercado sobrevivendo aos dissabores da nossa economia. Como empresária e como mãe, acho que tenho as mesmas qualidades e defeitos, cobro muito, quero sempre mais, não aliso, mas protejo, faço de tudo para ver o outro crescer, sou verdadeira, horas alegre, horas estressada, mas fiel. E nessa ciranda toda me compenso muito, não abro mão dos meus prazeres, risadas e amores. No saldo final sou uma mulher feliz, em todos os setores da vida tenho grandes parceiros.

 

Camila Coutinho (Diretora de Marketing da Minalba Brasil)

Eu sou filha, esposa, mãe de dois e especialista em marketing, hoje Diretora de Marketing da Minalba Brasil. Para mim, haverá igualdade entre os gêneros quando não tivermos mais que falar nisso, mas hoje, ainda temos que levantar algumas bandeiras, abrindo caminhos melhores para as próximas gerações de mulheres que ocuparão o mercado de igual pra igual com quem quer que seja. Tiro o chapéu pra quem considerar tarefa simples ser boa mãe, boa profissional, boa nisso tudo… pra mim não é! Invariavelmente vem a sensação de estar devendo aqui ou ali. Mas eu tenho a sorte de ter mulheres inspiradoras na minha vida. Minhas avós sempre foram mulheres à frente de seus tempos. Minha mãe, nem se fala. Elas são meus grandes exemplos nessa jornada. Então, quando algo aperta, penso nelas, em como já foi muito mais difícil, e celebro, na certeza de que o mundo está em constante evolução e horizontes cada vez melhores estão por vir.

 

Céu Studart (Fundadora da Desencaixa Branding)

Sou fundadora da Desencaixa Branding, consultoria e escola de Marketing e Branding. Além da Desencaixa, também sou docente de cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino do nosso estado. Ser mulher, empreendedora e docente me faz buscar o meu melhor todos os dias com determinação e sede de conhecimento. Um dos meus grandes desafios é atuar como consultora de Marketing e Branding, uma atividade ainda predominantemente masculina. O saber docente, o conhecimento e as habilidades que a sala de aula possibilita no entendimento sobre as pessoas, a diversidade de cada um, somada com a experiência de mercado favorecem a atuação em um universo ainda masculino. O que torna ser mulher nesse mercado um diferencial.

 

Daiane Moura (Diretora de Mídia da Myntelligence Brasil)

A presença de mulheres em muitas áreas do universo de tecnologia ainda é pequena, mas elas estão chegando lá. No mercado de marketing digital, por exemplo, elas já estão presentes. O que falta agora é estarem presentes em cargos de liderança. Antes mesmo de me formar em Administração de Empresas, eu me encantei pelo universo digital e da tecnologia, mas especificamente o e-commerce. Comecei aos 18 para 19 anos de idade estagiando em um pequeno site de e-commerce, o kitemcasa.com, e de lá para cá não parei mais. Hoje, aos 32, sou diretora de Mídia da Myntelligence Brasil, multinacional de tecnologia com foco em marketing digital, tendo trabalhado para outras companhias, como Nova.com (Grupo Pão de Açúcar), Accenture e Carrefour.com.

Ao longo dessa trajetória, sempre estive atenta às profissionais que podiam me inspirar, mas o fato é que nunca estive diretamente submetida a uma liderança feminina. É como disse acima, as mulheres já fazem parte desse universo, mas agora querem ocupar mais cargos de liderança. Por isso, hoje como diretora, sempre procuro contribuir sempre na formação de novas líderes nessa área. Fico muito feliz quando vejo ex-colegas que estavam sob minha responsabilidade liderarem hoje seus próprios times. No meu time na Myntelligence onde trabalho hoje, conto com nove mulheres incríveis, dentre as quais duas gerentes. É esse mix de tecnologia, conhecimento para interpretação dos dados e dinamismo com as mudanças de cenários que garante a assertividade da entrega do nosso trabalho, a melhor performance de resultados, além, claro, da minha dose de emoção diária que me faz adorar o meu trabalho.

 

Eliziane Alencar Colares (Diretora da Advance Comunicação)

A Advance tem um time de 100 profissionais liderados por 14 gestores. O meu papel é fazer a convergência entre todas as lideranças para atingirmos os nossos objetivos estratégicos. Dentro desse escopo, entra desde o desenvolvimento das lideranças, a implantação de frentes de melhoria contínua e inovação dos nossos produtos e da nossa operação, além da participação em projetos especiais que envolvem o processo criativo integrado à estratégia e tecnologia.

Essa atuação exige uma tremenda capacidade de engajar as pessoas e estimular o crescimento profissional e pessoal de todo o time. Tudo isso amarrado com o resultado. Acredito muito que, nesse cenário, ser mulher contribuiu muito para eu desenvolver essas habilidades. Especialmente nesses tempos difíceis de pandemia, a sensibilidade mais apurada do universo feminino é fundamental para cuidar das pessoas e trazer o fator humano como prioridade no ambiente corporativo.

 

Gabriela Bastos (Empreendedora)

Sou empreendedora, e meu negócio é voltado para implantar projetos ligados à melhoria de gestão nas empresas, bem como realizar mentoria para formação de executivos e empresários. Atuei durante anos como executiva em empresas de grande porte, e tenho como propósito de vida, transformar empresas e pessoas para que alcancem os resultados que almejam, através do processo de autoconhecimento, gestão e liderança. Para tanto, ajudo empresários a fortalecer a cultura organizacional de suas empresas. Ser filha, mãe, esposa e mulher, é o que me faz ser forte, para lidar com os desafios da minha profissão, e sensível para eu nunca perder a fé, a doçura, a alegria e o amor ao próximo.

 

Gizelle Brasil (Atendimento Slogan Propaganda)

Trabalho na Slogan Propaganda. Minha rotina é sempre imersa no mundo dos meus clientes, entendendo suas dores, necessidades, planejando  para encontrar as melhores soluções e acompanhando tudo de muito perto. Não é uma rotina tranquila, mas é um trabalho que me dá muito prazer em realizar.

Como mulher, um dos maiores desafios que enfrento é exatamente o de encontrar equilíbrio entre o lado profissional e o meu lado mãe e esposa. Dentro de uma rotina agitada de trabalho, dedicar tempo e atenção a minha família é meu maior desafio e também uma das minhas maiores paixões.

 

Karla Rodrigues (Sócia-proprietária da Capuchino Press)

Sou sócia-proprietária junto com Renata Benevides da Capuchino Press, empresa de comunicação que já soma 10 anos de atuação no mercado e acumula grandes histórias de sucesso para contar. O exercício como empresária desde quando iniciamos com o sonho de desenvolver um trabalho independente é um fato marcante em minha trajetória profissional. Nossa rotina é frenética, mas que flui, com o time de apaixonados pelo trabalho que temos. Reuniões de pauta, brainstorm, visitas a clientes, reuniões com os clientes e futuros clientes, realização de ações, eventos, acompanhamento de entrevistas, são algumas das atividades que eu e Renata, minha sócia, realizamos e acompanhamos diariamente. 

Empreender é se desafiar todos os dias, sendo mulher então, mais ainda, visto que ainda temos muita representatividade a ser legitimada no mundo dos negócios. Ser capaz de conciliar com os papéis que exercemos dentro de nossas casas também intensifica esse desafio. Às vezes saio com a cabeça a mil por hora das reuniões ou do escritório e minha vontade é de já começar a realizar o que idealizei, mas preciso desacelerar e reservar o tempo necessário para a família, afinal sou esposa e mãe de duas, duas Marias, que são minha vida! Apesar dos desafios, não tenho dúvidas de que estando sempre com brilho nos olhos, com propósito claro e buscando o equilíbrio, somos capazes de realizar grandes feitos em nossos espaços de atuação. Tenho muito orgulho de toda a trajetória já realizada e quero continuar caminhando e levando outras pessoas comigo a esse lugar de realização. Acredito que muito ainda está por vir!

 

Pollyana Rocha (Diretora de Comunicação Corporativa na Impulsione Comunicação)
Como parte das atividades da função, estão o acompanhamento dos clientes de Assessoria de Imprensa da agência, junto com a equipe que compõe nosso quadro de colaboradores; a elaboração de estratégias para alcançar resultados robustos e diferenciados para nossos parceiros; e o relacionamento com a imprensa nas pautas e demandas do dia a dia. Acredito que se comunicar bem é quase uma ferramenta que já vem “de fábrica” nas mulheres, o que é apenas aperfeiçoado com as técnicas aprendidas na formação acadêmica e na prática da profissão. Nesse dia da mulher, só tenho motivos para celebrar, por estar cercada de mulheres inspiradoras, que fazem a diferença no dia a dia, equilibrando os muitos papéis que exercem com maestria, entendendo que apesar de sermos muito capazes, também somos humanas e, portanto, limitadas. Cobrar a si mesma faz parte do processo de aperfeiçoamento, mas dar um desconto e entender que não temos super-poderes é um bálsamo para a alma.

 

Rayssa Thomaz (Diretora da Yssa Marketing)

Sou diretora da Yssa Marketing de Moda. Nosso trabalho é construir marcas fortes, sólidas e lucrativas, e para isso trabalhamos o marketing 360 graus, no planejamento estratégico até a execução de todas as demandas dos nossos clientes. A nossa ideia é crescer junto com eles, nacionalizar e ganhar mercado. Nós também temos um braço educacional na empresa onde ensinamos empresários e profissionais a fazerem o que nós fazemos na prática, esse braço educacional começou em junho do ano passado, e nós estamos muito felizes em termos ajudado mais de centenas de pessoas.

 

 

Tamires Soares (Diretora Executiva do Nosso Meio)

Sou mulher, Administradora por formação, mãe de três por benção, casada há mais de 13 anos por amor e inquieta de nascença. Durante toda minha trajetória de vida, fui marcada por mulheres que faziam a diferença nos espaços que ocupavam. Tive a honra que conhecer grandes mulheres que me inspiraram e deixaram um pouco delas em mim. A fortaleza delas e o jeito destemido de enfrentar a vida ficaram marcados na minha essência.

Sou filha de uma professora de história e, a curiosidade por ler e conhecer os contextos históricos de uma era, sempre esteve presente na minha vida. Estudar não é um sacrifício para mim. Então sempre que vejo algo que não sei, já busco informações.

Quando trabalhei em uma gráfica, ficava fascina com o processo criativo, produtivo e desenvolvimento de peças publicitárias e serviços. Adorava acompanhar desde a concepção da ideia até a entrega do serviço. Gostava sempre de colocar o toque criativo e diferenciado nas criações e acredito que isso me preparou para uma nova jornada.

Ser Diretora Executiva do Nosso Meio me deixa absurdamente feliz por poder diariamente conhecer, receber e transmitir informações relevantes. O universo da comunicação é fascinante e todos os personagens que a compõem merecem ser valorizados. Com essa essência, junto a nossa equipe que é predominantemente feminina, conseguimos valorizar cada vez mais o papel da mulher na comunicação.

Eu tenho claro a importância do meu trabalho e o quanto isso impacta no mercado feminino. Me dedico e busco sempre dar o melhor de mim. Sempre busquei superar aquela ‘régua’ do básico e assim fui crescendo em minha vida profissional. Isso gera segurança, e quando você se posiciona dessa forma, as pessoas respeitam seu trabalho e sua jornada.

 

Nas redes sociais, compartilhamos uma homenagem em formato de cordel, confira: