Portal Nosso Meio

Anuncie Aqui – Internas

Mesa Brasil recebe doação de 13 toneladas de carne e distribui a 136 entidade sociais

Redação

No período em que o Índice de Preços ao Consumidor teve alta 0,24%, encarecendo significativamente o preço dos alimentos no Brasil, mais de cem instituições sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc Ceará receberam, em média, cerca de 100 quilos de carne para produzir refeições para as pessoas atendidas.

 

Em setembro, o banco de alimentos do Sesc recebeu a doação de 13.775 quilos de carnes de uma das maiores companhia de alimentos do mundo, a BRF.  722 caixas de pernil suíno e de peru foram entregues ao centro de distribuição do Mesa Brasil e destinadas a 136 organizações da sociedade civil em Fortaleza, Quixeramobim, Pindoretama, Horizonte, Itapebussu, Quixadá, Maranguape, Maracanaú, Caucaia e Aquiraz.

 

Foram contempladas instituições socioeducativas de proteção à infância, como o Centro Juvenil Dom Bosco; o centro de tratamento de dependência química, Desafio Jovem; o Hospital Infantil Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; a casa de acolhimento de famílias e mulheres em situação de rua na capital Cearense, Conviver Madre Regina da Providência de Deus, entre outras entidades cadastradas.

 

Segundo Lidiane Fernandes, nutricionista do Programa Mesa Brasil Sesc, a doação chega em momento oportuno porque os alimentos estão mais caros e inacessíveis para a população mais vulnerável. “Além de distribuirmos alimentos, nós contribuímos com a elaboração de políticas públicas para a população através da nossa participação social”, compartilha a nutricionista. “Nós estamos aqui para combater a fome e o desperdício, retirando de onde sobra e colocando para onde falta”, finaliza Lidiane.

 

No dia 8 de setembro, as doações, armazenadas no banco de alimentos do Mesa Brasil em Fortaleza, começaram a ser entregues  às organizações filantrópicas, creches, escolas,  em diversos bairros, como Cristo Redentor, Barra do Ceará, Guajiru,  Serrinha, Jangurussu, Conjunto Palmeiras, Parque Santa Maria, Padre Andrade, Bom Jardim, Granja Portugal, Vicente Pinzón, Piedade, entre outros.

 

Na Região Metropolitana, os donativos chegaram ao Instituto dos Pobres de Maranguape, a uma aldeia da etnia indígena Tapeba, em Caucaia, e a diversas outras comunidades. Das regiões mais distantes do Estado, foram contempladas a Associação dos Remanescentes de Quilombo de Itapebussu, além de entidades sociais do Sertão Central e Litoral Leste.

 

Insegurança alimentar sobe 

A mais recente Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF): Análise da Segurança Alimentar no Brasil, foi divulgada no dia 17 de setembro pelo IBGE e apontou aumento de 63% de lares com em situação de insegurança alimentar no País.

 

Sobre o Mesa Brasil 

O programa do Sesc atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social. Presente no Ceará desde 2001, o programa atende no Estado mais de 430 instituições sociais, que juntas totalizam o atendimento a cerca de 280 mil pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas.

 

Em agosto de 2020, foram doados 368.998 quilos de alimentos. “O Mesa Brasil fez e está fazendo a sua parte. No Estado do Ceará estamos distribuindo uma média de 300 toneladas de alimentos por mês e fazendo uma grande diferença no aporte alimentar das famílias do Estado”, afirma Regina Miranda, gerente e uma das fundadoras do Mesa Brasil Ceará.

 

Desde sua implementação, há 19 anos, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 49 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas doadoras. Para doar alimentos, itens de higiene pessoa e limpeza, as empresas podem entrar em contato pelo Whatsapp (85) 996629158. Mais informações: https://mesabrasil.sesc-ce.com.br/noticias/

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp