Tendência

Mercado audiovisual ganha fôlego e tem previsão de crescimento para os próximos anos

Publicado em

19/01/2022 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A tendência é investir em contratação e equipamentos de ponta

 

O mercado audiovisual foi um dos segmentos que mais cresceram desde o início da pandemia, segundo 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o mercado de E&M no Brasil deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano. O levantamento analisou 14 segmentos do setor em 53 países, entre eles Consumo de Dados, Publicidade Digital e na TV, Vídeo OTT, Cinema, Acesso à Internet e Games.

Otacílio Tavares, diretor da empresa O Positivo Filmes, relata que, o início da pandemia, sem dúvidas, foi o momento mais difícil de se trabalhar, pois não se tinha muita noção do que realmente seria enfrentado. Da mesma forma quando retomaram as atividades e tiveram que se adaptar aos protocolos de segurança.

O faturamento da empresa era boa parte em virtude de eventos corporativos, a partir do momento que esse setor ficou mais restrito foi necessário bolar uma nova estratégia para se sobressair em meio a uma crise econômica e sanitária. 

“Passamos a investir em vídeos mais institucionais de treinamentos internos, por exemplo, ainda produzimos campanhas publicitárias, mas esse nicho diminuiu significativamente. A partir do momento que identificamos esse novo modelo de produção com os treinamentos internos para empresas, nosso faturamento praticamente dobrou, consequentemente, tivemos que realizar novas contratações. Para 2022, pretendemos continuar investindo nesse segmento”, explica.

 

Investir para crescer

Ednei Martins, diretor de cena da Terravista Filmes, revela que, para ele, 2020 foi o ano do desespero. Ele comenta que a pandemia trouxe muitas dúvidas e percebeu que o próprio mercado audiovisual que, em parte, era o responsável em ajudar na comunicação, estava sem entender e sem saber como agir. 

“Aos poucos as informações, protocolos e medidas foram tomadas e ficamos mais cientes de tudo. O que estava quase 100% parado começou a retomar. 2021 estivemos mais atuantes, nossa participação no mercado aumentou aqui no Ceará e em Pernambuco. E para finalizar com chave de ouro, ainda ganhamos o Prêmio “Profissionais do Ano” com o filme da Ambev, “Glamour” para a Bando propaganda”, explica.

A principal estratégia usada pela Terravista Filmes foi saber como reagir. A empresa realizou vários filmes com acompanhamento remoto de agências e clientes, testes em toda a equipe a cada produção e seguir corretamente os protocolos de segurança. Ednei afirma que isso gerou uma visibilidade da empresa no mercado, proporcionando um certo conforto e segurança aos clientes e colaboradores.

Um fator positivo que ocorreu no mercado audiovisual durante os últimos anos de pandemia foi a permanência dos colaboradores já contratados e o aumento no volume de novas contratações. As duas empresas citadas nesta matéria confirmaram que tiveram lucros significativos nesse período e, consequentemente, aumentaram o número de funcionários na sua equipe.

Para este ano, a Terravista está lançando um novo braço, que é a Terravista 360, uma produtora voltada para eventos. A equipe de publicidade ganhará novos membros, Ednei Martins adianta que alguns profissionais de peso chegarão em 2022.

“Também investiremos na aquisição de novos equipamentos, luz e novas câmeras já estão no nosso cronograma. Mas é claro, sempre lembrando que a pandemia ainda não acabou e, apesar das flexibilizações, todo o cuidado deve ser mantido para o bem de todos”, conclui o diretor de cena.

 

Confira também: