Portal Nosso Meio

Publicidade

Super Banner
Sobral grafica – solucões mkt impresso

Leia
Nossas
Edições

Publicidade

Sobral grafica – solucões mkt impresso
Super Banner
Banner superior Prefeitura de Sobral

Mentoria Executiva: conheça o programa que ajuda empresas

Redação

O dia a dia de um executivo frequentemente deixa pouco tempo livre para acompanhar o que está acontecendo no mundo em geral. Em uma realidade que está em constante transformação, onde cada empresa precisa se adaptar ou correr o risco de sair do mercado, essa situação se torna um risco alto. A Mentoria Executiva existe para ajudar estes executivos e suas empresas, a ter as informações necessárias para estarem bem preparados para as suas reuniões de conselho e embasados para poder tomar decisões com uma visão mais ampla do que está acontecendo no mundo exponencial em que vivemos.

 

O Nosso Meio convidou a empreendedora Gabriela Bastos, graduada em Comunicação e Publicidade com Habilitação em Marketing pela Universidade de Tampa/EUA, Especialista em Gestão e Executive Coach e, atualmente, Assessora de Gestão Estratégica e também responsável pelo Marketing Estratégico da Companhia de Alimentos do Nordeste (Cialne) para falar sobre esse acompanhamento de empresas.

 

Segundo Gabriela Bastos, a mentoria executiva é um processo que visa capacitar profissionais a exercerem cargos de gestão, auxiliandoos no desenvolvimento de suas competências, habilidades, e principalmente, dando-lhes conhecimento nas melhores práticas de gestão e liderança, funcionando assim como um acelerador de carreira. A empreendedora explica como é realizado o acompanhamento “Como uma profissional experiente em gestão e mentoria com executivos, entendo que é possível identificar durante as sessões, por meio de técnicas diversas, os pontos fortes e fracos do profissional, a fim de orientá-lo e aconselhá-lo com base em exemplos já vivenciados. Isso permitirá eliminar as principais deficiências e crenças, para assim fortalecer a capacidade de gestão”, conta.

 

Sobre o crescimento da procura de mentoria empresarial, a empreendedora afirma que o mercado está cada vez mais exigente e desafiador, necessitando de profissionais qualificados para atuarem como gestores capazes de transformar negócios com alta performance.

 

Quando procurar

De modo geral, a mentoria deve ser contratada quando o profissional passa a assumir um cargo de gestão e ainda não se sente plenamente preparado para a função, sentindo-se assim inseguro. “A mentoria profissionaliza e encoraja esse gestor e/ou empresário, capacitando-o em tempo recorde com um know-how, geralmente adquirido apenas com o acúmulo de experiências no mercado, isso porém levaria muito tempo”, explica Gabriela. “Entre as vantagens está a capacitação em curto espaço de tempo, aumento de visibilidade, segurança na gestão de negócios, minimizando assim as chances de erros, além é claro, da maximização de resultados”, acrescenta.

 

Desafios

Gabriela explica que o maior desafio é a quebra de paradigmas. “Todo gestor tem uma história, construída com suor, empenho e muita dedicação. Todas contêm perdas e conquistas! Respeitar cada história e cuidar com muito carinho é imprescindível. Somente assim é possível romper com as barreiras naturais construídas ao longo de cada gestão como, a dificuldade em gerir o tempo, resistência para pôr em prática os ensinamentos com a equipe, mergulhar fundo no projeto e entender que ele é parte integrante do processo de mudança”, explica. “Todas essas limitações precisam ser ultrapassadas para que se inicie um novo ciclo de conquistas, onde o sucesso é prêmio final. É como lapidar um diamante, tornando-o raro, precioso e único”, finaliza.

 

Recentemente, Gabriela Bastos assumiu o programa “Aceleradores de Gestão” que aborda temática de empreendedorismo, negócios, gestão e liderança. “Estamos vivenciando uma grande transformação no mercado de trabalho, com o surgimento de pequenos e grandes negócios, em resposta à crise pela qual o país atravessa. Discutir e refletir sobre os temas mencionados, é importante para definir agora, o perfil de profissionais que o país formará para enfrente esse novo mercado”.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp