Portal Nosso Meio

Publicidade

Sobral grafica – solucões mkt impresso
Super Banner

Leia
Nossas
Edições

Publicidade

Sobral grafica – solucões mkt impresso
Super Banner
Banner superior Prefeitura de Sobral

Marketing de influência: qualidade e quantidade nem sempre são sinônimo de resultado

Thiago Cavalcante

Opinião

 

É fato que hoje as pessoas querem conexão real com quem indica algum produto ou serviço. Mas o marketing de influência não é novo. Sempre foi estratégia essencial de negócio ao longo da história, ao associar a imagem de uma marca a uma personalidade, gerando visibilidade. O que ocorre é que se popularizou e ganhou nova dimensão com os endossos de celebridades cada vez mais acessíveis, devido à internet, seu uso massivo e o advento das plataformas sociais, como Instagram, Facebook e Twitter.

 

Pesquisa do Ibope revela que mais de 70% dos brasileiros são internautas e isso se reflete diretamente na relação com os influenciadores digitais. Quanto mais estreita essa relação, maior a confiança nas resenhas online e recomendações pessoais. Eis aí o valor dos influenciadores para uma empresa. Tanto é assim que a intenção de investir no marketing de influência cresce ano a ano, assim como sua fatia no orçamento previsto.

 

Há projeções de que o TAM (mercado total endereçável) do marketing de influência vá bater a casa dos R$ 10 bilhões em 2021. Entende-se por TAM o total de receita disponível no mercado para serviços envolvendo influenciadores.  Essa perspectiva também foi impulsionada pela pandemia, que consolidou de vez a era do boca a boca digital ao destacar o poder de divulgação na internet.

 

E neste jogo, ganha quem souber construir a estratégia correta. Há quem ainda aborde o influenciador diretamente, mas a maioria já assimilou, por experiência própria, que há muito mais por trás da escolha do que meramente número de seguidores. É que as campanhas estão cada vez mais direcionadas e personalizadas, muito mais focadas em resultados.

 

Vale lembrar que não foram só as empresas que entenderam os rumos do marketing de influência. Os influenciadores também evoluíram no decorrer dos anos, ampliando o mercado para pessoas comuns, que se tornaram populares a partir de hashtags, por exemplo. Como elas podem ser pesquisadas e conectadas a outras postagens relevantes, é possível que qualquer um se torne influenciador usando as palavras certas, alcançando seu público-alvo e ganhando seguidores.

 

É claro que outros fatores como conteúdo com informação relevante, ideias semelhantes aos dos internautas, interação, reputação e até sorteios de brindes fazem parte do arsenal de táticas para vencer o jogo e arrebatar os seguidores. E tudo isso interfere diretamente na promoção de uma marca ou empresa.

 

Agora, se qualidade e quantidade nem sempre são equivalentes e, muito menos, sinônimo de resultado, o que conta é a escolha estratégica para a campanha adequada. Hoje já há influenciadores para todas as situações, desde nano – aqueles com até mil seguidores –, até celebridades, com mais de cinco milhões.  Basta saber o que convém para monetizar as ferramentas de marketing digital, em constante renovação. Isso tudo leva a crer que o futuro é promissor.

 

 

Thiago Cavalcante

Diretor de atendimento e novos negócios na Inflr, primeira plataforma que conecta anunciantes à influenciadores dentro de um marketplace utilizando a tecnologia blockchain. No Inflr anunciantes promovem seus produtos e serviços utilizando a influência dos usuários nas redes sociais. E Diretor de atendimento e novos negócios na Adaction Brasil, empresa full stack especializada em ações de mídia digital com foco em fazer com que sua empresa encontre seu público alvo com mais eficiência e otimizando seus custos. Utilizamos processos inteligentes para criar todas as etapas da sua ação, o que nos torna o melhor parceiro para sua estratégia digital completa em performance, tanto em Mídia Programática, quanto em comunicação para APP’S.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp