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Marketing Colaborativo: equilíbrio entre o pessoal interno e externo

Publicado em

14/02/2022 10h05

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Ter uma área de marketing, ou uma pessoa, responsável pelo marketing é essencial nos dias de hoje, independente do porte do negócio, do produto ou serviço que ele oferece. É bastante o número de empresas que perceberam a importância de ter um marketing bem planejado e executado, fato este percebido pelo aumento na procura de profissionais especialistas na área. Com isso, as empresas vêm fazendo um movimento de adequar-se ao novo cenário, mas não deixando de investir na área de marketing.

O marketing colaborativo surge, como forma de manter o marketing competitivo e cada vez mais estratégico. O termo colaborativo vem sendo bastante disseminado e adaptado, principalmente nos últimos dois anos, no “novo normal”, onde as empresas precisam equilibrar as contas, com redução de despesas e investimentos assertivos.

Como o próprio nome já sugere, o marketing colaborativo, nesse contexto, é a colaboração entre a equipe de marketing da empresa com uma equipe ou um profissional de marketing do mercado. É a junção do marketing interno com o apoio de um profissional de marketing externo, ou seja, o modelo colaborativo traz um equilíbrio entre o pessoal interno e externo, sem necessariamente grandes investimentos.

Este modelo de marketing traz inúmeras vantagens para as empresas, pois oferece uma oxigenação na equipe, com compartilhamento de conhecimento, ideias, insights, tarefas e maior eficiência na criação e execução de projetos. Possibilitando ainda, colaborações com o melhor de cada profissional, onde cada um contribui com projeto ou ação de marketing que proporciona novas perspectivas, possibilidades de inovação, crescimento e resultado sustentável para a empresa.

 

 

Liduina Azevedo

MBA em Inteligência de Mercado – Saint Paul.
Mestre em Administração e Controladoria – UFC
Especialização em Gerência Executiva de Marketing – UFC
Graduada em Biblioteconomia -UFC

Com mais de 17 anos de experiência no Varejo de Supermercados, atuou na área de Gestão executiva de Marketing estratégico e operacional; com vasta experiência nas áreas Gestão e Relacionamento com cliente- CRM; Marketing comercial e Trade marketing. Atualmente atua como consultora de Marketing estratégico para supermercado.