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Marcas apostam em contratos mais duradouros com influenciadores

Publicado em

18/08/2021 11h05

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O mercado do Influencer Marketing é bastante competitivo e cria, por isso, uma necessidade por parte das marcas de mudar a sua estratégia, de modo a conseguirem tirar partido do poder dos influenciadores digitais e, consequentemente, conquistar os seguidores dos influenciadores enquanto consumidores.

 


Através disso, é possível perceber que para o desenvolvimento da relação de uma marca com os seguidores de um determinado influenciador digital implica o estabelecimento de uma relação comercial a longo prazo.

Segundo Isabella Purcaru, sócia diretora da Impulsione Comunicação, as marcas estão cada vez mais atentas que mais vale pensar no Marketing de Influência dentro da sua estratégia de comunicação, do que apenas quando se tem uma demanda pontual.

 

“A marca quando contrata um influenciador por um período maior de tempo já identificou que ele conversa com o mesmo público e tem em comum os fundamentos da marca. Mais do que isso, a marca sabe que para construir uma história autêntica e uma identificação do criador de conteúdo com a marca precisa de tempo, assiduidade e de uma narrativa genuína do criador de conteúdo em relação a marca.”

Segundo Isabella, uma das principais vantagens de uma marca estabelecer um relacionamento de longo prazo com o influenciador, é que o criador de conteúdo está munido da essência da empresa, das Key messages que a marca quer passar, e que para isso é importante passar briefings claros, com posicionamentos e temas desejados e as não toleradas pela empresa e os objetivos das campanhas ou ações. 

“Se você quer uma campanha de awareness, massificar um produto, fazer conhecer uma marca… você pode apostar em artistas e grandes influenciadores, já se você quer falar com nichos, mostrar como funciona, benefícios.. o mais interessante são nano e micro influenciadores. Em resumo, existe espaço para os dois profissionais, o que depende é a estratégia de marca para aquela ação.”

 

Para Aléxia Marina, publicitária e influenciadora digital, iniciativas como essa não só estão presentes hoje nas estratégias de comunicação dessas marcas, como também ficarão cada vez mais fortes no futuro, com mais verba de marketing direcionadas a elas. Isso porque os consumidores estão se conectando cada vez mais com influenciadores que por sua vez estão profissionalizando ainda mais suas entregas e produções. 

 

“Isso faz com que as marcas enxerguem a possibilidade de estreitar seus laços com os seus consumidores através de pessoas reais, que tenham valores parecidos com os seus e que consequentemente se comuniquem com uma comunidade forte que compartilha das mesmas crenças. É, muitas vezes, um investimento muito mais certeiro que investir em meios de comunicação de massa, por exemplo.”

 

De acordo com a influenciadora que tem como nicho o “Lifestyle”, sempre compartilhando o seu dia a dia com verdade e bom-humor, o que se tornou o seu grande diferencial nas redes, trabalhar com as marcas que a contratam independente de grande ou pequena, é ter uma conversa mútua, entre o seu público e elas, que consequentemente estão alinhadas a sua persona. “Elas me ajudam a reforçar aquilo que eu prego e acredito, além de me garantir mais visibilidade, credibilidade e reconhecimento pro meu trabalho. Ter uma parceria com uma marca é sempre uma via de mão dupla”.

 

Segundo Aléxia, o futuro da profissão é realmente a profissionalização, a regulamentação e existência de cada vez mais cursos capacitadores para esses criadores que hoje fazem parte da construção de marcas fortes e bem posicionadas. 

 

“Quando comecei a trabalhar com internet, eu ganhava um dinheiro ali outro acolá e achava que era apenas isso. Hoje sou ME, tenho assessoria de comunicação, jurídica, comercial, contabilidade, emito notas fiscal, pago imposto pois sou PJ e tive que aprender tudo isso sozinha. Acredito que as próximas gerações de influenciadores vão estar cada vez mais preparados para essa parte do business, dos bastidores e da burocracia, coisas que quem acompanha a gente nas redes sociais, nem imagina que precisamos resolver.” 

 

Ela finaliza dando dicas para aquele profissional que está começando a carreira de influenciador ou aquele que ainda sonha em iniciar.

“Não tenha vergonha, escute as críticas construtivas, ignore as destrutivas, busque o seu diferencial e a sua identidade, tenha paciência, nada acontece de um dia pra noite, busque um propósito, estude, pesquise e busque referências para tudo e faça com muito amor e verdade”.

 

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